(1,0)
No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular. De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos. II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades. III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.Está(ão) correta(s):
“O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?
“Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.” Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?
A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?
A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. De acordo com os princípios apresentados pelos autores, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.Está(ão) correta(s):
“Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.” A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.
Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.
II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.
III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.
Está(ão) correta(s):
Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.
A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.Está(ão) correta(s):
“As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão. II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza. III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.Está(ão) correta(s):
“Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?
Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade. II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.Está(ão) correta(s):
Recuperar senha