Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: Prefeitura de Salvador-BA x
#26475
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0)

Nas ações tradicionais de ensino, os procedimentos de verificação de aprendizagem dos alunos se concentram nas observações e medidas estabelecidas pelo professor. 
Com relação ao ensino de Dança-Educação, assim como de qualquer processo de Arte, uma avaliação em sala de aula deve configurar-se como uma ação participativa e 
integradora, sendo INADEQUADO para esse processo

#26474
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

A incorporação de novas metodologias de ensino para tornar o ensino de Dança coerente com os princípios de Educação exige do professor a assimilação de novas posturas e a aquisição de novas competências. Dentre os procedimentos adotados por um professor de Dança- -Educação NÃOse inclui

#26473
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acompanhamento e estudo de ritmos servem de estímulo e de conteúdo para aulas de dança e composições coreográficas. Em experiências com Educação, as possibilidades de experimentações podem ser ampliadas. Considere as atividades abaixo que podem ser desenvolvidas em aulas de Dança. 

I - Reconhecimento das unidades rítmicas de músicas e interpretação corporal. 

II - Interpretação de movimentos corporais sem acompanhamento. 

III - Interpretação de palavras através de movimentos corporais. 

IV - Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em um trecho musical e a criação de movimentos. 

Está correta a atividade apresentada em

#26472
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Os diferentes conhecimentos sobre o corpo humano a serem desenvolvidos num programa de Dança podem vir a desencadear uma série de experiências e inter-relações no espaço escolar. Observe abaixo as inter-relações que um professor, ao elaborar um planejamento de ensino, deve estabelecer. 

I - O conhecimento sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o desenvolvimento da criatividade, da emoção, da sensibilidade e da expressão. 

II - Noções fundamentadas sobre as estruturas e as funções do corpo humano e a criação de um projeto interdisciplinar com outras matérias, tais como: Ciências, Matemática, Português, etc. 

III - O saber a respeito das estruturas e das funções do corpo humano e a elaboração de composições coreográficas abstratas e figurativas. 

IV - Informações consistentes sobre as estruturas e as funções do corpo humano e o destaque a alunos com melhores condições mecânico-motoras. 

Está correto o que se afirma em

#26471
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0)

De acordo com os princípios atuais da biomecânica, o estudo das estruturas corporais deve favorecer, entre outros aspectos, a consciência do corpo. Nos procedimentos tradicionais para aquisição e desenvolvimento da técnica da dança, muitos equívocos foram cometidos para que fossem seguidos determinados padrões de movimento. Qual atitude expressa adequadamente essa visão tradicional?

#26470
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As manifestações artísticas constituem a expressão mais rica da diversidade cultural dos povos. Nessa perspectiva, para que o ensino de dança nas escolas conduza o aluno a se perceber como produtor de cultura, o professor deve

#26469
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A elaboração coreográfica como estratégia de organização coletiva envolve uma série de ações que tornam o aluno participativo e ampliam as relações pessoais, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa. Nesse contexto, qual, dentre as atividades abaixo, NÃO é coerente com tal proposta?

#26468
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

A experiência com a improvisação abrange criação, registro, seleção, organização, repetição de sequências de movimentos (individualmente e em grupos) e apresentação final, sendo a improvisação procedimento fundamental para a elaboração e montagem coreográfica. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. 

I - A improvisação deve fazer parte de programas de dança nas escolas. 

II - A improvisação deve ser desenvolvida para alunos de dança em fase de iniciação. 

III - A improvisação deve fazer parte de cursos profissionalizantes de dança. 

Está correto o que se afirma em

#26467
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A análise dos elementos das obras de dança (temas, estudos de movimentos, acompanhamentos, organização dos componentes do grupo, utilização do espaço, figurinos, objetos cênicos, construção de personagens, etc.) é um ponto importante na elaboração dos conteúdos para a dança. Com base nessa proposição, é ELIMINADO da elaboração de um roteiro para análise coreográfica para a Dança-Educação o(a)

#26466
Concurso
Prefeitura de Salvador-BA
Cargo
Professor de Dança
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Isadora Duncan, Laban, Mary Wigman, Martha Graham e Doris Humphrey, entre outros, são considerados pioneiros da dança moderna, surgida no final do século XIX e início do século XX, porque promoveram as seguintes contribuições: