(1,0)
Exenetide e liraglutide foram incorporados recentemente ao arsenal terapêutico para o diabetes mellitus. Não causam hipoglicemia, promovem perda de peso, retardam o esvaziamento gástrico e estimulam a secreção de insulina.
Assinale a opção que indica o grupo de medicamentos a que essas substâncias pertencem.
Mulher de 40 anos é atendida no serviço de emergência com dispneia de início súbito. Há dois dias observou aumento e dor na panturrilha direita, pouco tempo após ter retornado de viagem de longa duração ao exterior.
Ao exame apresentava PA = 110/65mmHg; FC =116bpm; FR = 28rpm; saturação de O₂ ao ar ambiente de 92%. A ausculta pulmonar estava normal; havia dor à flexão dorsal do pé direito e a panturrilha desse lado apresentava maior diâmetro comparado à da esquerda.
Em relação à utilização do exame dímero-D na investigação diagnóstica dessa paciente, assinale a afirmativa correta.
Os esquemas terapêuticos atuais para a hepatite C apresentam alta eficácia e extrema segurança para os portadores desta doença.
Conforme a orientação atualmente preconizada para o SUS, indique a associação que apresenta a melhor relação custo/benefício para pacientes sem tratamento prévio e com genótipo 1.
Paciente do sexo feminino, 46 anos, queixa-se de dor pontiaguda na hemiface direita, que dura por volta de um minuto. Estes episódios álgicos ocorrem, às vezes, em salvas e independe do momento do dia. Eles ocorrem espontaneamente ou durante a mastigação. O exame físico da paciente e os exames laboratoriais básicos estavam normais.
Considerando o resumo clínico acima, a melhor hipótese diagnóstica para esta paciente é
Homem de 35 anos procura unidade de pronto atendimento devido a edema em ambos os tornozelos e ganho de peso de 5 kg nos últimos dois meses. Sua pressão arterial é de 120/80mmHg e apresenta edema de membros inferiores bilateral até a metade das coxas. Exames laboratoriais: hemoglobina = 13,5g/dl; hematócrito = 40%; glicemia = 92mg/dl; creatinina = 1,1mg/dl; ureia = 42mg/dl; albumina sérica = 2,5g/dl; colesterol total = 285mg/dl; e triglicerídeos = 4450mg/dl; complemento sérico (C3 e C4) = dentro dos limites normais. O exame de urina apresentou proteinúria 4+, sedimento com duas hemácias/campo e cilindros hialinos. A relação proteína/creatinina, em uma amostra matinal de urina, foi de 6g/mg. O paciente foi submetido a uma biopsia renal.
Assinale a opção que indica o achado mais provável desta biópsia.
Paciente do sexo masculino, 66 anos, procura o médico com queixa de parestesias nas extremidades e dificuldade nos movimentos das mãos. O hemograma completo apresenta hemoglobina de 9,8g/dl e um volume corpuscular médio de 112fl (n = 80 a 94). O exame da distensão do sangue periférico mostrou discreta leucopenia com presença de neutrófilos polissegmentados.
Considerando o resumo clínico acima, a melhor hipótese diagnóstica para esta paciente é de
Mulher de 42 aos foi tratada há cinco anos de um linfoma mediastinal com radioterapia e quimioterapia. Evolui livre de doença desde então, mas há três meses começou a fadiga, dificuldade de concentração e sensibilidade ao frio.
Apresenta exames de imagem normais e os testes laboratoriais iniciais mostram anemia discreta e hipercolesterolemia.
A próxima abordagem diagnóstica mais provável, para esclarecer o quadro clínico atual da paciente, deve ser
Mulher, 32 anos, com relato de emagrecimento de 3 Kg em dois meses, irritabilidade, insônia, sudorese e palpitações frequentes. No exame físico apresenta olhar fixo, exoftalmia e um bócio difuso duro. A pele é úmida e há um tremor da mão em hiperextensão. A frequência cardíaca é de 120bpm. A paciente apresenta níveis elevados de T4 livre e TSH suprimido. Preocupado com a evolução do quadro, o médico inicia propiltiouracil até que a paciente possa ser encaminhada ao especialista.
Quanto ao uso desta medicação, ele deverá estar atento quanto à possibilidade de ocorrerem efeitos adversos, sobretudo,
Paciente do sexo masculino, 38 anos, com história de dor epigástrica, realiza endoscopia digestiva alta que revela a presença de úlcera duodenal. A presença de Helicobacer pylori é comprovada por biópsia.
Assinale a opção que indica o tratamento para sua erradicação.
Um homem de 65 anos tem história de dispneia aos esforços e expectoração diária há seis meses. É tabagista de 50 maços ano. No exame físico apresente redução do murmúrio vesicular com alguns sibilos ao final da expiração. Seu teste de função pulmonar apresenta FEV₁ de 4,5 L (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 L e a relação FEV₁/CVF é de 0,65.
Segundo os critérios GOLD para gravidade da obstrução ventilatória do portador de DPOC, sua alteração respiratória pode ser classificada como
Homem de 42 anos com infecção pelo HIV diagnosticada há dez anos é trazido à unidade de pronto atendimento após episódio de convulsão tônico-clônica. Vem em uso irregular da terapêutica antirretroviral. A tomografia computadorizada do crânio mostra lesão de 2 cm no lobo parietal direito que concentra o contraste de forma anelada.
O provável agente causador desta síndrome neurológica é o(a)
Assinale a opção que apresenta o antimicrobiano mais indicado para o tratamento de infecções cutâneas comunitárias causadas por cepas de Staphylococcus auresus resistentes à meticlina ou oxacilina.
Paciente de 20 anos, sexo feminino, diagnosticada há cinco anos com lúpus eritematoso sistêmico (LES), procura a atenção básica com queixa de dor torácica de início há dez dias.
Nas últimas 24 horas apresentou dispneia e refere não se sentir confortável quando deitada, preferindo estar sentada e levemente voltada para frente. Exame físico: PA = 90/50mmHg; FC = 110bpm; as bulhas cardíacas são de difícil audição; há edema de membros inferiores (1+). A radiografia do tórax mostra aumento da área cardíaca.
Assinale a opção que indica a provável complicação do LES que justifica o quadro clínico atual da paciente.
Mulher de 32 anos queixa-se de dor poliarticular simétrica e rigidez matinal de mais de uma hora de duração.
No exame articular há presença bilateral de edema e dor à movimentação das articulações de joelhos, punhos, metacarpofalangeanas e interfalangeanas proximais. A velocidade de hemossedimentação e a proteína C reativa encontram-se elevadas; o fator reumatoide encontra-se com título de 1/160.
Assinale a opção que indica o medicamento capaz de reduzir a atividade inflamatória e a evolução da enfermidade.
Um paciente de 65 anos, masculino, com pesquisa positiva de sangue oculto nas fezes. A colonoscopia revelou a presença de três pólipos sésseis menores do que 1 cm, que foram retirados no procedimento, e cuja biópsia foi compatível com adenoma viloso.
Assinale a opção que indica a melhor abordagem para o caso.
Recuperar senha