Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: Prefeitura de São Paulo-SP x
#132441
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Biologia
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de 6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3 bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.

Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera, deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

#132440
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Biologia
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O conceito biológico de espécie proposto por Ernest Mayr, afirma que dois conjuntos de indivíduos pertencem a espécies diferentes se estiverem isolados reprodutivamente, isto é, entre espécies diferentes não há fluxo gênico.

Com relação ao conceito biológico de espécie acima citado, analise as afirmativas a seguir.

I. Em muitas espécies, o tipo de reprodução é majoritariamente assexuado.

II. Mesmo espécies diferentes trocam material genético, como acontece em bactérias.

III. O fenômeno da introgressão genética (troca de material genético entre espécies diferentes) é comum entre plantas.

O conceito biológico de espécie acima citado, apesar de muito utilizado, é criticado e enfraquecido

#132439
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Biologia
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professor orientou seus alunos a fazerem o levantamento de determinadas características entre os membros da própria família ou entre vizinhos. Depois, selecionou alguns casos especiais a fim de testar os conhecimentos de genética da turma.

Um desses casos está representado no heredograma a seguir.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia B

Após a análise do heredograma, os alunos concluíram que os indivíduos

I. 1 e 2 são homozigotos.

II. 3 e 4 podem ser homozigotos ou heterozigotos.

III. A probabilidade de 9 e 10 terem uma criança com a característica é 1/6.

Está correto o que se afirma em:

#132438
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Biologia
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O estudo da permeabilidade de duas substâncias(1 e 2) através da membrana celular de uma célula animal estãorepresentadas nosgráficos a seguir.

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Biologia A

                        E – Concentração no exterior | I – concentração no interior

Considerando que, no instante t, foi acrescentada uma substância capaz de inibir a cadeia respiratória, é correto afirmar que, antes da aplicação do inibidor,

#132437
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Biologia
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Biologia do Desenvolvimento (DEVO) mostrou muitos casos de polifenia (muitos fenótipos diferentes), o que corresponde a variações morfológicas e/ou comportamentais ocorridas durante o desenvolvimento embrionário, sem que haja variações no DNA desses seres vivos.

Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A enzima aromatase é muito ativa em temperaturas elevadas, transformando rapidamente a testosterona de ovos de répteis em estrogênio e, como consequência, gerando fêmeas em lugar de machos.

II. Ovos de dáfnia (crustáceo cladócero de 0,2 a 0,5 mm) com o mesmo genótipo geram adultos de tamanho normal, em ambientes sem predadores.

III. Ovos do crustáceo dáfnia geram adultos com o dobro do tamanho normal, se criados em ambiente com a presença de predadores.

São exemplos de polifenia induzida pelo ambiente:

#132436
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações dos exames vestibulares, dissertações essas que devem apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e conclusão”.

Nícia de Andrade Verdini Clare, Ensino de língua portuguesa: uma visão histórica.

Nesse segmento do texto de Nícia de Andrade, destaca-se

#132435
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de

#132434
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No trecho destacado de Nícia de Andrade destacado aparecem várias perguntas. Assinale a opção que apresenta uma resposta inadequada.

#132433
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.

#132432
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.

( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.

( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.

As afirmativas são, respectivamente,

#132431
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Cargo
Professor Português
Banca
FGV
Matéria
Português
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

No título do artigo de Marcuschi, as aspas empregadas na palavra “falada” indicam

    #132430
    Concurso
    Prefeitura de São Paulo-SP
    Cargo
    Professor Português
    Banca
    FGV
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Diante de um texto ilustrativo da fala regional nordestina, a preocupação inicial e prioritária do professor deve ser

    #132428
    Concurso
    Prefeitura de São Paulo-SP
    Cargo
    Professor Português
    Banca
    FGV
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas.

    Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir.

    I. Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.

    II. Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.

    II. Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.

    Está correto o que se afirma em

    #132427
    Concurso
    Prefeitura de São Paulo-SP
    Cargo
    Professor Português
    Banca
    FGV
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Interpretar um texto corresponde prioritariamente a

    #132426
    Concurso
    Prefeitura de São Paulo-SP
    Cargo
    Professor Português
    Banca
    FGV
    Matéria
    Português
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Um determinado livro didático de Língua Portuguesa, destinado ao 6º ano do Ensino Fundamental, apresentava a célebre fábula de Esopo “A raposa e as uvas” para ser interpretada.

    Entre as perguntas apresentadas nas opções a seguir, assinale a que lhe parece conceitualmente mais adequada a esse nível de ensino.