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De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, a tendência de uma criança muito pequena, com menos de três anos, é satisfazer seus desejos imediatamente. Suponhamos que ela queira, por exemplo, ocupar o papel de sua mãe; se não puder tê-lo, poderá ficar muito mal-humorada; no entanto, poderá ser distraída e acalmada de forma a esquecer seu desejo. Nesse sentido, uma criança na idade pré-escolar, com mais de quatro anos, quando surgem desejos (ocupar o papel de sua mãe) que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos,
De acordo com Vygotsky, na obra A Formação Social da Mente, o estado de desenvolvimento mental de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, o autor considera nível de desenvolvimento real quando a criança
Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
Segundo Verden-Zoller, no livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do humano, o Eu é uma dimensão social humana que se realiza por meio da corporeidade e surge como um entrecruzamento específico das diferentes conversações que constituem e definem a comunidade social em que esse Eu vive com outros Eus em mútua aceitação. Assim, toda criança deve adquirir seu Eu. Nessa perspectiva, o professor contribui com a construção do Eu de seus alunos quando
No livro Amar e Brincar : Fundamentos esquecidos do h umano, Maturana e Verden-Zoller sustentam que as emoções, associadas à rede de conversações, definem uma cultura como forma específica de coexistência em uma comunidade humana. Em outras palavras, isso quer dizer que
As relações educativas que se estabelecem dentro do contexto escolar podem ser analisadas a partir da concepção que a escola possui sobre o processo de avaliação. Nesse sentido, segundo Hadji (Avaliação Desmistificada), a escola que utiliza a avaliação como meio de uma relação de ajuda ao aluno, que não cede à obsessão da seleção, da competitividade, da busca da excelência, mas permite a cada aluno tornar-se excelente, concebe a relação educativa de uma perspectiva
Considere o docente que, no processo de avaliação, utiliza o “erro” que o aluno comete como fonte de informação para análise do processo de ensino-aprendizagem e não como uma falta a ser punida e, ainda, como forma de ajudar o aluno a compreender seu erro para não mais cometê-lo. Esse docente, segundo Charles Hadji na obra Avaliação Desmistificada, utiliza-se da função da avaliação denominada de
De acordo com Pierre Bourdieu (Escritos de Educação), ao contrário do que apregoam os defensores da “escola libertadora”, o sistema escolar é um dos fatores mais eficazes de conservação das desigualdades sociais. Os mecanismos de eliminação das crianças desfavorecidas agem durante todo o percurso da vida escolar do aluno. A herança cultural é um desses mecanismos porque:( ) a influência do capital cultural se deixa apreender sob a forma da relação, muitas vezes constatada, entre o nível cultural global da família e o êxito escolar da criança;( ) com diploma igual, a renda não exerce nenhuma influência própria sobre o êxito escolar do aluno;( ) com renda igual, a proporção de bons alunos varia de maneira significativa.Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
A professora Maria defende a seguinte ideia: vivemos em uma sociedade competitiva e, portanto, é importante preparar os alunos para viver “nessa” sociedade. Por isso, sua prática pedagógica é voltada ao incentivo à competição entre os momentos de aprendizagem. Considerando a concepção de Theodor W. Adorno, na obra Educação e Emancipação, é correto considerar que a prática pedagógica dessa professora é pautada em
Na obra Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Mantoan afirma que “a preparação de profissionais para transformar a escola, na perspectiva de uma abertura incondicional às diferenças e de um ensino de qualidade, deve pautar-se em um projeto de formação em serviço, que considere a importância de seu papel, tanto na construção do conhecimento, como na formação de atitudes e valores do cidadão”.Para a autora, uma proposta de formação profissional em serviço deve ir além dos aspectos instrumentais de ensino e partir sempre
A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, as condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. No tocante ao princípio da recuperação de áreas degradadas relacionadas aos empreendimentos que se destinam à exploração de recursos minerais.
Qual plano deverá, quando da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório do Impacto Ambiental - RIMA, ser submetido à aprovação do órgão ambiental competente?
A camada superficial e sólida da Terra, litosfera, é composta por rochas que são formadas por processos dinâmicos (dentre estes o tectonismo, o intemperismo, as erosões, dentre muitos outros) que resultam na união natural de diferentes minerais que resultam em diversos tipos de rochas. Geralmente as rochas são classificadas a partir do processo que resultou na sua formação, existindo três tipos principais de rochas, as ígneas, as metamórficas e as sedimentares. As rochas ígneas são
A Lei nº 12.727, de 17 de outubro de 2012, caracteriza o pousio como a prática de interrupção temporária de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais, para possibilitar a recuperação da capacidade de uso ou da estrutura física do solo. Qual é o período máximo previsto para a duração do pousio?
A irrigação é uma técnica que objetiva suprir as necessidades hídricas de uma área plantada em decorrência à baixa disponibilidade hídrica ou a má distribuição das chuvas. Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são: irrigação localizada, aspersão, fertirrigação, micro aspersão, pivot central e irrigação de superfície.
A fertirrigação é uma técnica que aplica fertilizantes na água. Para o bom uso dos fertilizantes, além das características do produto, devem ser consideradas as necessidades da planta. Destaca-se que estes fertilizantes devem apresentar alta solubilidade e devem ser aplicados de tal modo que não causem o entupimento tanto nos emissores quanto nos gotejadores. Geralmente qual é o nutriente mais aplicado em fertirrigação?
Criado pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Uma das inovações desta Lei foi a instituição da Área Rural Consolidada que é a área do imóvel rural com ocupação antrópica preexistente, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitida, neste último caso, a adoção do regime de pousio.
Sabendo disso, assinale a seguir a alternativa que indica a data máxima passível de enquadramento enquanto Área Rural Consolidada.
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