Curativo é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecção. O tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. Analise as afirmativas e, a seguir, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Curativo semioclusivo: este tipo de curativo é absorvente, e comumente utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas, absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudável.
( ) Curativo oclusivo: permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira biológica, facilita a perda de fluídos, promove isolamento químico, expõe a ferida, a fim de facilitar efizema e formação de crosta.
( ) Curativo compressivo: utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão.
( ) Curativos abertos: são realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações, etc. são exemplos deste tipo de curativo.