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Cristina é diretora de uma escola pública há 5 anos. Quando ela assumiu essa escola, todas as ações estavam centralizadas na figura da antiga diretora e eram socializadas para toda a comunidade escolar por meio dos murais de aviso. Cristina teve que conter seus impulsos e, sob maior racionalidade, iniciou a estruturação do que ela chamou de "mudança de cultura" a partir de pequenos gestos e ações. Para tanto, cabe lembrar que nem todos os sujeitos da comunidade escolar apreciaram sua gradativa intervenção em prol de mudar algumas coisas por ali. Um exemplo que ela sempre cita indignada refere-se ao modo conceptivo das reuniões pedagógicas que não aconteciam com todos, mas todos opinavam após a ação já estar em prática. Cristina tentou sensibilizar todos os docentes "a comprar a causa da mudança" que vislumbrava. De acordo com o disposto, é correto afirmar que essa diretora defendia
O trabalho docente realiza-se em meio à diversidade. Assim, "por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo". De acordo com a discussão trazida por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997; p.19), esse trabalho evidencia a importância "de um elemento universal subjacente e definidor das relações intersociais e interpessoais", que será a
São diretrizes do Plano Nacional de Educação:
I. promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.II. superação das desigualdades sociais, políticas e econômicas, com ênfase na promoção da inclusão e na erradicação de todas as formas de discriminação.III. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.IV. universalização do atendimento escolar.
É correto o que se afirma em
O professor de educação física da Escola Municipal de Piracicaba percebeu que seu estagiário colocava apelidos nos alunos, ressaltando negativamente alguns aspectos físicos, depreciando os alunos e colocando-os numa situação desagradável e vulnerável perante toda a escola. Diante deste contexto, ele alertou seu estagiário que isso não poderia mais acontecer, pois com sua atitude, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 17, ele estava
Todos os professores das Escolas da Rede Municipal de Piracicaba foram alertados que deveriam cumprir à risca as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e comunicar ao Conselho Tutelar
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, a Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações _________________, ____________________, _________________, _______________ e ________________, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto acima.
Para as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos, tais como:
I. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.II. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade.III. alinhamento da organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a universalização do ensino.IV. inconsonância entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.V. integração dos profissionais da educação, os estudantes, as famílias, os agentes da comunidade interessados na educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 27, declara que os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes:
I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.III. orientação para o trabalho.IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
A diretora da Escola Municipal de Piracicaba reuniu sua equipe de professores de Educação Física e lhes informou que, de acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB), os docentes desta unidade escolar deverão incumbir-se de
Na sala dos professores, uma profissional da disciplina de Educação Física explicou aos seus colegas de trabalho que, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica, mas sua prática é facultativa ao aluno quando
A prefeitura Municipal de Piracicaba reuniu a equipe de professores de Educação Física da cidade para discutir a meta número 2 do PNE (Plano Nacional de Educação): universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada. Frente a esta proposta, cabe à área destes profissionais
A Constituição Federal, em seu artigo 210, determina que serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais, garantindo que
I. o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.II. a educação física, disciplina complementar, constituirá matéria interdisciplinar na matriz curricular do ensino fundamental.III. o ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Vera separa, todo mês, de seu salário, 1/3 para o aluguel, 2/5 para alimentação, 1/6 para despesas extras e ainda guarda R$ 150,00 na poupança. Assinale a alternativa que apresenta o salário de Vera.
Uma piscina de 30 m de comprimento por 15 m de largura e volume máximo de 810.000 litros de água deverá ter profundidade de
Dados: 1 m³ = 1000 litros
Ana está treinando para uma competição de natação. Todos os dias, ela nada 8 vezes o comprimento da piscina do clube, que é de 30 metros. Para fazer o mesmo treino numa piscina olímpica que tem 50 metros de comprimento, Ana teria que nadar o equivalente a
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