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Leia as afirmativas a seguir:
I. As avaliações psicológicas não têm um limite em relação ao que é possível entender e prever. Ainda que as avaliações psicológicas estejam calcadas em métodos cientificamente sustentados, elas dificilmente chegam a respostas mais confiáveis que opiniões leigas no assunto ou o puro acaso.
II. A Educação Permanente em Saúde parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar é um dos objetivos da terapia familiar.
II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.
I. O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial não deverá acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.
I. É muito importante que a futura mamãe tenha um acompanhamento médico pré-natal, que são orientações psicológicas e de assistência, pois a decisão de ter um filho envolve a iniciativa de novas atitudes e responsabilidades.
II. A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. A testagem psicológica, portanto, não deve ser considerada uma etapa da avaliação psicológica, pois implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
I. As perdas relacionais ou sociais (de parentes ou amigos) é um exemplo de fator situacional de risco de suicídio.
II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do Homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.
I. Propor e apoiar a construção de novas alternativas sociais para desamparar as pessoas que atuam na instituição de ensino, durante a administração de possíveis deficiências escolares, é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. O gerenciamento de pessoas é uma atividade exclusiva do psicólogo, sendo vedada àqueles que ocupam alguma atribuição de comando propriamente dito, como de gerente, coordenador, supervisor ou algo parecido.
I. Os procedimentos utilizados na avaliação psicológica variam de acordo com o contexto e o propósito da avaliação.
II. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais (ex.: escola, local de trabalho dos genitores, clube) determinam todo o seu desenvolvimento.
I. A família tem um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo a base para o aprendizado de valores sociais, apesar de não ter influência sobre as características psicológicas do indivíduo e não viabilizar a sobrevivência da criança.
II. A criança desenvolve relacionamentos apenas com a mãe, nunca com outros agentes sociais, como pai, avós e irmãos, pois tais relacionamentos não são importantes no desenvolvimento infantil.
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
I. Compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro é um dos objetivos da terapia familiar.
II. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
I. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de reação, em que a família vive uma série de sentimentos (como irritação, culpa e depressão).
II. Nas interações familiares, as bases da subjetividade, da personalidade e da identidade são desenvolvidas.
I. As pessoas passam boa parte do tempo em escritórios, lojas, salas de aula, hospitais, fábricas etc. Assim, é importante que o local de trabalho não gere qualquer identificação com quem está executando determinada função.
II. É na família que a criança encontra os primeiros “outros” e com ela aprende o modo humano de existir.
I. Para Vygotsky a relação entre os conceitos espontâneos e científicos só é possível devido às suas especificidades.
II. Para a educação em saúde, o município deve ser um local de desenvolvimento de ações e de promoção da saúde.
I. A psicopatologia busca estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental do indivíduo.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
I. A avaliação de conhecimentos é uma etapa importante do trabalho do educador no ambiente escolar. Assim, o professor deve considerar as particularidades dos alunos ao planejar as atividades avaliativas e pedagógicas, pois um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
II. Na perspectiva dos principais autores e teóricos sobre a aprendizagem de ciências no ambiente escolar, o processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado, pois os esforços pedagógicos do professor em nada contribuem para o desenvolvimento do aluno. Assim, o educador deve dedicar-se ao desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, sempre priorizando a adoção de métodos de ensino contextualizados e adequados à realidade dos educandos.
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