(1,0)
Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Considerando essa afirmativa, relacione a 1.ª coluna com a 2.ª.
1. Queimadura de 1.º grau.
2. Queimadura de 2.º grau.
3. Queimadura de 3.º grau.
( ) Queimadura profunda que acomete toda a derme e atinge tecidos subcutâneos, com destruição total de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos. Pode, inclusive, atingir músculos e estruturas ósseas. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes que não curam sem apoio cirúrgico, necessitando de enxertos.
( ) Queimadura que envolve apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão é seca e não produz bolhas. Geralmente, melhora no intervalo de 3 a 6 dias, podendo descamar, e não deixa sequelas.
( ) Essa queimadura, atualmente, é dividida em superficial e profunda. A queimadura superficial é aquela que envolve a epiderme e a porção mais superficial da derme. A cura é mais demorada, podendo levar até 3 semanas, não costuma deixar cicatriz, mas o local da lesão pode ficar mais claro. A queimadura profunda é aquela que acomete toda a derme. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, esse tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode ser menos dolorosa do que queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.