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Concurso: Prefeitura de Ipojuca-PE x
#25628
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
Cargo
Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matemática
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médio

(1,0)

Uma senhora deseja gastar exatamente R$ 2.000,00 em uma loja de roupas, para comprar 200 peças, incluindo pares de meias, camisas e calças. Considerando que o preço unitário dos pares de meias, de cada camisa e de cada calça são, respectivamente, R$ 5,00, R$ 50,00 e R$ 100,00, a quantidade de camisas que esta senhora conseguirá comprar será igual a

#25627
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

Em um jogo de basquete, um dos times, muito mais forte, fez 62 pontos a mais que o seu adversário, que fez apenas a terça parte do total de pontos feitos pelo time vencedor. Nesse jogo, o time derrotado marcou

#25626
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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1
fácil

(1,0)

Ao serem divididos por 5, dois números inteiros, x e y, deixam restos iguais a 3 e 4, respectivamente. 

Qual é o resto da divisão de x . y por 5?

#25625
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

Uma loja vende certo artigo por 15 reais. Em uma promoção, o preço de venda desse artigo foi baixado para x reais e isso fez que todas as n unidades em estoque, que não eram mais do que 30, fossem vendidas. Se com a venda das n unidades foi arrecadado o total de 253 reais e sendo x um número inteiro, então n - x é igual a

#25624
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

Sabe-se que N é o menor número inteiro positivo que multiplicado por 7 resulta em um número inteiro cujos algarismos são todos iguais a 2. Nessas condições, é correto afirmar que

#25623
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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difícil

(1,0)

Seja P o produto de um número inteiro e positivo N por 9. Se N tem apenas três dígitos e P tem os algarismos das unidades, das dezenas e das centenas iguais a 4, 6 e 3, respectivamente, então P + N é igual a

#25622
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

Um turista fez uma viagem de trem partindo de Amsterdã, na Holanda, às 11 h 16 min, chegando a Paris, na França, às 14 h 35 min. Quanto tempo demorou essa viagem?

#25621
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Banca
. Bancas Diversas
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Matemática
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médio

(1,0)

Dividir certo número por 0,00125 equivale a multiplicá-lo por um número inteiro

#25620
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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Professor de Educação Básica, Assistente de Educação e Auxiliar de Serviços de Educação Básica
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

Suponha que uma pessoa compre 5 unidades de um mesmo produto, pague com uma nota de R$ 50,00 e receba R$ 15,50 de troco. Nessa situação, cada unidade do referido produto custa

#25619
Concurso
Prefeitura de Ipojuca-PE
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. Bancas Diversas
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Matemática
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(1,0)

A prefeitura de certa cidade dividiu uma verba de R$ 11.250,00 entre três escolas, M, N e P, em valores proporcionais ao número de alunos de cada uma. A escola M possui 320 alunos, a escola N possui 450 alunos, e a escola P possui 480 alunos. 

Qual foi a quantia, em reais, destinada à escola N?

#25618
Concurso
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. Bancas Diversas
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Português
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(1,0)

 

O Brasil deu um passo importante ao estabelecer um
Plano Nacional de Mudanças Climáticas com metas para a
redução do desmatamento da Amazônia e, por consequência,
das emissões de gases do efeito estufa. O documento, porém,
deixa uma lacuna em relação às adaptações aos danos que
devem ser provocados pelo aquecimento global, mesmo se as
emissões fossem zeradas hoje. A opinião é de ambientalistas e
cientistas envolvidos com a questão.

Isso é reflexo de um problema fundamental: o Brasil
pouco conhece sua vulnerabilidade às alterações do clima. Com
base em uma série de estudos sabe-se, por exemplo, quanto a
temperatura deve subir em cada região, que a Amazônia pode
sofrer um processo de savanização e que a elevação do nível
do mar pode pôr em risco a cidade do Recife. Pesquisas
mostram também que várias culturas agrícolas devem ser
afetadas no país, em especial a de soja, e que a região Nordeste
será a mais afetada, com intensificação do processo de
desertificação e perdas significativas no PIB.

Mas ainda faltam dados regionalizados que possam
servir de instrumento para a criação de políticas de adaptação.
Item pouco estudado é o da precipitação de chuvas, necessário
para identificar a vulnerabilidade das cidades. Só com esses
dados será possível prever enchentes e seu impacto na infraestrutura
dos municípios, em sua economia e na saúde da
população. A secretária de Mudanças Climáticas do Ministério
do Meio Ambiente admite a falha. "A verdade é que, por muito
tempo, houve uma resistência em todo o mundo: discutir
adaptação era como jogar a toalha. Como se, ao admitir que vai
esquentar mesmo, estaríamos desistindo de atuar em mitigação.
Hoje não se pensa mais assim. Mitigação e adaptação são
complementares, mas isso é muito complexo quando não se
sabe direito o que vai ocorrer e onde. É um item mais fraco no
plano, porque o conhecimento das vulnerabilidades é menor."

(Adaptado de Marcio Silva. O Estado de S. Paulo, Especial H4, 5 de dezembro de 2008)

 

1 Dizem que a preocupação excessiva com o ambiente é obstáculo para o desenvolvimento. 

2 Quando a preocupação com o ambiente não é levada em conta, ocorrem tragédias. 

3 Enchentes afetaram vários municípios brasileiros. 

4 A população de várias cidades sofreu graves consequências com enchentes. 

5 As frases acima articulam-se num único período com clareza, correção e lógica em:

#25617
Concurso
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Português
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(1,0)

 

O país é o mesmo. O dia, mês e ano também. Brasil,
28 de abril de 2009. No Rio Grande do Sul, o índice de chuvas
está 96% abaixo do que seria normal neste período. A taxa de
umidade despencou para menos de 20%, enquanto o saudável
é praticamente o dobro. Tudo é seca e insolação. Brasil, 28 de
abril de 2009. No Piauí os moradores enfrentam as piores
cheias dos últimos 25 anos. Chove sem parar. Cidades estão
ilhadas. Cerca de 100 mil pessoas ficaram desabrigadas.

"O tempo anda louco", eis a frase leiga e padrão que
mais se fala e mais se ouve nas queixas em relação às radicais
discrepâncias climáticas. Vale para o Norte e Nordeste do país,
vale para a região Sul também. A mais nova e polêmica
explicação para tais fenômenos é uma revolucionária teoria
sobre as chuvas, chamada "bomba biótica", e pode mudar os
conceitos da meteorologia tradicional.

Olhemos, agora, por exemplo, não para a loucura do
tempo em um único país, mas sim para a "loucura a dois". Por
que chove tanto em algumas regiões distantes da costa, como
no interior da Amazônia, enquanto países como a Austrália se
transformam em deserto? Dois cientistas russos sustentam,
embasados na metodologia da bomba biótica, que as florestas
são responsáveis pela criação dos ventos e a distribuição da
chuva ao redor do planeta - como uma espécie de coração que
bombeia a umidade. Esse modelo questiona a meteorologia
convencional, que explica a movimentação do ar sobretudo pela
diferença de temperatura entre os oceanos e a terra. Ao falarem
de chuva aqui e de seca acolá, eles acabam falando de um dos
mais atuais e globalizados temas: a devastação das matas.

Para o biogeoquímico Donato Nobre, do Instituto
Nacional de Pesquisas da Amazônia e principal proponente da
linha da bomba biótica no Brasil, somente ela é que explica com
clareza a contradição entre a seca e a aridez que estão
minguando as lavouras na região Sul e as chuvas intensas que
transbordam o Norte e o Nordeste.

De acordo, porém, com o professor americano David
Adams, da Universidade do Estado do Amazonas, os físicos
russos estão supervalorizando a força da bomba biótica.

(Adaptado de Maíra Magro. Istoé, 6/5/2009, p. 98-99)

 

Ao falarem de chuva ... (3º parágrafo) 

A frase acima está corretamente transcrita, sem alteração do sentido original, em:

#25616
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(1,0)

1 No sistema democrático, há uma tensão permanente

entre liberdade e igualdade. A primeira está associada à

direita democrática, para a qual existe um conjunto

4 indissociável de liberdades: a de expressão e organização, a

econômica e a de pluralidade de opiniões. Já o conceito de

igualdade está associado à esquerda democrática, que defende

7 a necessidade de restringir um pouco a liberdade econômica

para que as desigualdades não cresçam muito. As democracias

maduras oscilam entre a direita e a esquerda, em busca ora de

10 mais liberdade, ora de mais igualdade. Trata-se de algo muito

diferente dos conceitos de esquerda e direita nãodemocráticas,

estes, sim, ultrapassados.

 

Demétrio Magnoli. Uma vitória da razão. Veja, 5/nov/2008, Entrevista (com adaptações)

Na organização textual,

#25615
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(1,0)

1 A liberdade não assegura a igualdade: ao contrário,

sob o regime do livre mercado, está sendo construída a mais

desigual de todas as sociedades humanas da história, com

4 exclusão das desigualdades por justificativas divinas como

aquelas que davam a reis, sacerdotes ou faraós um poder total

sobre os homens. E note-se que esses monarcas e suas cortes

7 viviam o mesmo número de anos que os camponeses, sofriam

quase as mesmas dificuldades de conforto que estes e levavam

o mesmo tempo para se deslocarem de um lugar a outro, por

10 mais que o fizessem sobre o ombro dos servos. Finalmente, a

imposição da igualdade, em um tempo de graves problemas

ecológicos, elimina a liberdade de escolha que o mercado

13 oferece e limita os sonhos de riqueza, mesmo que em nome do

fim da pobreza.

Respeitam-se as regras gramaticais e a coerência textual ao se re- escrever a frase “mesmo que em nome do fim da pobreza” (L.13-14) da seguinte forma:

#25614
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. Bancas Diversas
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Português
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(1,0)

1 Até hoje, os que estão de um lado ou de outro veem o

processo civilizatório como uma consequência de um tripé

sinérgico em que avanço técnico, igualdade e liberdade

4 articulam-se positivamente, cada um como um vetor que

induz o outro a crescer. Em nossos dias, porém, essa sinergia

morreu e o avanço técnico, longe de construir a igualdade,

7 está ampliando a desigualdade e, em lugar de ampliar o

número de pessoas livres, está limitando a liberdade a poucos

(mesmo nesses casos, trata-se de uma liberdade condicionada,

10 consumida nos engarrafamentos de trânsito, nos muros dos

condomínios).

 

Cristovam Buarque. Os círculos dos intelectuais. In: Ari Roitman (Org.).

O desafio ético. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, p. 109 (com adaptações)

Preservam-se a coerência na argumentação e a correção gramatical do texto ao usar