(1,0)
A rede de macrodrenagem destina-se a receber e realizar a condução final das águas escoadas superficialmente e captadas pela drenagem primária, dando, portanto, prosseguimento aos deflúvios oriundos das ruas, praças, sarjetas. Os principais elementos das redes de macrodrenagem são, EXCETO:
Para o dimensionamento do sistema de drenagem, é importante conhecer o passo a passo básico do projeto hidráulico da rede, onde serão indicados o traçado da rede, a localização dos dispositivos e as dimensões das galerias de drenagem. Antes de começar o projeto, é necessário o levantamento das seguintes informações básicas, EXCETO:
Tradicionalmente, o sistema de drenagem é definido como o conjunto de elementos interligados em um sistema destinado a captar as águas pluviais precipitadas sobre uma região, conduzindo-as, de forma segura, a um destino final. O sistema de drenagem deve cumprir os seguintes objetivos, EXCETO:
As águas, ao caírem nas ruas urbanas, escoarão inicialmente pelos terrenos até chegar às ruas. Sendo as ruas abauladas (declividade transversal) e tendo inclinação longitudinal, as águas escoarão rapidamente para as sarjetas, e destas para rua abaixo. Se as águas que chegarem às calhas das ruas forem de vazão excessiva, pode ocorrer os seguintes problemas, EXCETO:
A função dos poços de visita nas redes de drenagem é permitir a inspeção, limpeza e desobstrução das galerias enterradas por operários que entram nessas instalações ou por uso de equipamento mecânico. Os poços de visita também são instalados nas seguintes condições, considerando o aspecto econômico, EXCETO:
Do volume precipitado sobre uma bacia, apenas uma parcela atinge a seção de vazão, sob forma de escoamento superficial. Isto porque parte é interceptada, ou umedece o solo, ou preenche as depressões, ou se infiltra rumo a depósitos subterrâneos. O volume escoado e, então, um resíduo do volume precipitado e a relação entre os dois é o que se denomina, geralmente, coeficiente de deflúvio ou escoamento superficial. A determinação desse coeficiente depende de uma série de variáveis, EXCETO:
O escoamento superficial é a fase do ciclo hidrológico que trata do conjunto das águas que, por efeito da gravidade, descola-se na superfície da terra. As águas provenientes da precipitação atingem o leito do curso de água por quatro vias diversas: escoamento superficial, escoamento subsuperficial, escoamento subterrâneo e precipitação sobre a superfície líquida. Assinale a alternativa que indica as características do escoamento subsuperficial.
Os fatores que intervêm na intensidade de evaporação podem ser agrupados em duas categorias distintas: os relativos à atmosfera ambiente, e os referentes à própria superfície evaporante. Os primeiros caracterizam o estado da atmosfera na vizinhança da superfície evaporante e os segundos caracterizam o estado da própria superfície evaporante e sua aptidão para alimentar a evaporação. São fatores intervenientes da evaporação, EXCETO:
A interpretação dos dados pluviométricos requer normalmente o cálculo da quantidade total de água precipitada sobre uma determinada área (em geral, uma bacia hidrográfica) ou, equivalentemente, a determinação da lâmina média de chuva precipitada num certo intervalo de tempo. A determinação da lâmina média é feita com base na hipótese de que a precipitação medida em uma estação seja representativa das precipitações tomadas em uma área mais ou menos extensa. O cálculo pode ser efetuado por diferentes métodos, sendo comuns os seguintes métodos, EXCETO:
Entende-se por precipitações atmosféricas como o conjunto de águas originadas do vapor de água atmosférico que cai, em estado líquido ou sólido, sobre a superfície da terra. O conceito engloba, portanto, não somente a chuva, mas também a neve, o granizo, o nevoeiro, o sereno e a geada. Os parâmetros a serem avaliados numa medida de precipitação são os seguintes, EXCETO:
Recuperar senha