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Nos casos em que o ofício for de assunto relevante, o mesmo deve conter a(s) seguinte(s) estrutura(s), assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Conclusão em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
( ) Desenvolvimento que se confunde com o parágrafo de abertura, no qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que". Empregue a forma direta.
( ) Introdução na qual o assunto é detalhado. Se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A classificação do arquivo na forma de gênero trata de como foi registrado o documento. Considerando as afirmativas a seguir, sobre as definições de gênero do arquivo, assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Documentos Informáticos ou Digitais: a informação é gerada e/ou visualizada via computador ou periféricos. Exemplo: MP3, arquivo do Word.
( ) Documentos Textuais: a informação é registrada através de escrita ou texto. Exemplos: atas e contratos.
( ) Documentos Iconográficos: a informação é registrada através de áudios, sem o conteúdo de imagens. Exemplos: gravações de áudio, músicas.
( ) Documentos Cartográficos: a informação é uma representação reduzida de uma área maior. Exemplos: mapas, plantas baixas e altas e plantas industriais.
É um documento oficial, cujo valor administrativo, histórico e legal o leva a ser preservado definitivamente pela instituição e deve ser depositado no arquivo. Estamos falando de um documento
Diversos documentos fazem parte do processo administrativo da licitação. Entre eles, alguns estão relacionados, a seguir. Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Ato de designação da comissão de licitação, do leiloeiro administrativo ou oficial, ou do responsável pelo convite.
( ) Comprovante das publicações do edital resumido, na forma do art. 21 desta Lei, ou da entrega do convite.
( ) Atos de adjudicação do objeto da licitação e da sua homologação.
( ) Cópia de documentos dos integrantes da comissão de licitação.
Quanto à classificação dos arquivos, analise as afirmativas a seguir.
I. Um arquivo pode ser classificado de acordo com a extensão da atenção, podendo ser especial ou especializado.
II. Um arquivo pode ser classificado de acordo com a entidade criadora em público, institucional, comercial ou pessoal.
III. Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
IV. Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Marque a opção que indica as duas formas oficiais de tratamento no encerramento de uma correspondência usadas para autoridades brasileiras.
O que se deve usar na redação dos atos e comunicações oficiais?
Como é chamado o documento que se destina a registrar as ocorrências de uma assembleia, sessão ou reunião?
Em relação à organização de documentos, todo agente administrativo necessita ser eficiente. Que opção indica a definição de um arquivo sequencial, acrescido em um índice?
É um conjunto de documentos consultados frequentemente, pela administração, conservados no escritório e de fácil acesso. Estamos falando de um arquivo
A ata é um documento considerado de suma importância a qualquer instituição e organização. Sobre ela, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É um documento sem valor jurídico.
( ) Quando se constata erro ou omissão após a redação, usase a expressão em tempo, que é colocada após o escrito, seguindo-se a emenda ou o acréscimo.
( ) Na ata, não se admitem rasuras.
( ) Na ata, não se fazem parágrafos ou alíneas.
Muitas ações são desenvolvidas no setor de protocolo. Marque a opção que indica as ações executadas no setor.
As relações interpessoais no trabalho ou na família ou no meio social são importantes para o bom funcionamento de uma instituição ou empresa, independente da função. Considerando essa afirmativa, marque a opção CORRETA.
As notas de rodapé são separadas do corpo do texto por uma pequena linha horizontal, na parte inferior da página ou no final do documento. Trabalhando no Microsoft Word 2016, é possível inserir uma nota de rodapé em um documento, acessando o menu
João foi solicitado a digitar um texto em duas colunas, com informações acerca de como evitar acidentes de trabalho. João iniciou um novo documento em branco utilizando o Microsoft Word 2016 e, na sequência, utilizou os comandos para configurar o documento em duas colunas de mesmo tamanho. Em seguida, digitou todo o texto na coluna da esquerda. Ao concluir a digitação, para que o texto não ficasse apenas nessa coluna, resolveu quebrar o texto a partir do cursor, de forma que, do ponto em que o cursor se encontrava em diante, o texto pudesse iniciar na coluna da direita. Para realizar essa ação, João posicionou o cursor no ponto a partir do qual o texto devia ser quebrado e clicou na aba
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