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A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente
Uma aprendizagem significativa e contextualizada deve ser orientada para o uso das TIC, que têm subsidiado uma metodologia na qual o estudante é protagonista do saber, orientado e mediado por um professor. Essa metodologia tem sido denominada
A organização religiosa vai se instituindo como uma burocracia à medida que define e fundamenta seus papéis e estruturas a partir de três dinamismos básicos, que são:
Os mitos fazem parte da cultura e da religião de todos os povos. Diferentemente das fábulas, dos contos e das lendas, o mito é uma narrativa
As tradições religiosas se valem de suas histórias sagradas para transmitir mensagens profundas aos seus seguidores. Na busca pela totalidade, pela integração, os mitos religiosos cumprem um papel fundamental. Sobre os mitos religiosos, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca das possíveis leituras interpretativas dos livros sagrados, a fim de evitar interpretações fundamentalistas, deve-se
Para as religiões e para as pessoas religiosas, existem diferenças entre o tempo sagrado e o tempo profano. Aponte, dentre as seguintes alternativas, aquela que melhor define o tempo sagrado.
Os ritos são classificados pelas finalidades, sendo ações que têm a intenção de conseguir algo, um bem sagrado. Nesse sentido, os ritos chamados de propiciatórios
Em cada tradição religiosa, existem crenças e rituais diferenciados, tanto na compreensão de se viver quanto na celebração do nascimento e da morte. Em relação ao assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.( ) Os budistas acreditam em um ciclo de reencarnação em que a pessoa morre e renasce até atingir a iluminação. Segundo essa crença, são os atos praticados por cada pessoa que vão determinar a vida que ela terá ou o que será quando reencarnar. As ilusões e os apegos fazem com que as pessoas permaneçam aprisionadas ao ciclo de nascimentos e mortes. ( ) Os cristãos acreditam no dia do juízo final, que seria um ajuste de contas de toda a humanidade. A doutrina dessa religião baseia-se na crença de que todo ser humano é eterno. A morte é uma passagem dessa vida para outra e, dependendo de seus atos em vida, o indivíduo alcançará o céu e, se for condenado, irá para o inferno. ( ) Os hindus acreditam que haverá o dia do juízo final, no qual as pessoas serão julgadas. Para eles, não existe a reencarnação e sim uma vida no paraíso para os fiéis, justos e esforçados. O corpo após a morte não significa mais nada, portanto a morte acontece quando a alma se separa do corpo e é levada por anjos da morte que ajudam a realizar essa tarefa. ( ) Os islâmicos acreditam na reencarnação, isto é, que a alma não morre com a pessoa, mas volta em outro corpo para pagar pelos erros acumulados em vidas passadas até purificar-se. A crença na reencarnação contém a ideia do karma que determina a sucessão de nascimentos e mortes pelos quais o ser humano tem que passar. ( ) Para os judeus, a vida é sagrada, a morte não é o final da vida, apenas o fim do corpo ou da matéria. Creem na ressurreição da carne no final dos tempos, mas também existe a possibilidade de reencarnação. Acreditam que existe outro mundo para onde as almas vão. No entanto, a alma pode voltar para a terra em outro corpo para completar a sua missão.
Tendo como eixo aglutinador o princípio da finalidade do ritual, assinale a alternativa que apresenta apenas ritos expiatórios.
Assinale a alternativa que apresenta a experiência religiosa tão cara aos fenomenólogos – como Rudolf Otto, Roger Caillois, Mircea Eliade, Aldo Natale Terrin e tantos outros – ao caracterizarem o fenômeno religioso e sua inseparabilidade dessa experiência religiosa fontal que, segundo eles, é o fulcro da religião.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Segundo Max Weber, o cristianismo não só passou por um processo interno de racionalização, mas forneceu elementos éticos importantes para a racionalização da sociedade ocidental de um modo geral. O resultado dessa história de racionalização virou, de certa forma, contra a própria religião, na medida em que provocou aquilo que Weber chamou de _______________, isto é, a morte da visão mágica do mundo.
Uma experiência religiosa tende a estruturar-se para que possa continuar subsistindo historicamente; deve institucionalizar sua oferta de salvação. A sequência desse percurso de institucionalização religiosa pode ser traçada, segundo a tipologia weberiana, como:
Acerca da tipologia seita-igreja e da carga ideológica que muitas vezes essa tipologia portou em sua utilização pelo senso comum e pelas religiões hegemônicas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.I. O termo “seita” foi utilizado como qualificação negativa dos grupos religiosos minoritários, oriundos do cristianismo ou de outras matrizes religiosas, por aqueles que zelavam pela legitimidade e hegemonia das grandes tradições religiosas ocidentais, de modo particular nas chamadas Igrejas históricas. II. Seita e igreja são conceitos utilizados sociologicamente como modos de organização religiosa que podem concretizar-se de duas maneiras. Primeiro, em grupos religiosos concretos, caracterizados predominantemente pelos aspectos sectários no seu modo de se organizar. Em segundo lugar, para caracterizar posturas religiosas que podem marcar grupos e indivíduos, mesmo que dentro de um grupo maior, que não tenham em seu conjunto traços sectários. III. As noções de igreja e seita são correlacionadas: uma é formulada em relação à outra. Por outro lado, pode ocorrer um gradiente entre os tipos bipolares seita-igreja, de forma que podemos detectar os comportamentos sectários que gradativamente vão adquirindo características eclesiais e vice-versa.
Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a
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