(1,0)
A normalização da flora intestinal pode ser um fator positivo para a diminuição da translocação bacteriana, diarreia, doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose. No que se refere às doenças intestinais, assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.I. A doença inflamatória intestinal (DII) é caracterizada por inflamação aguda da mucosa intestinal com etiologia desconhecida e parece ser influenciada por alguns membros da microflora endógena. II. A síndrome do intestino irritável é um distúrbio caracterizado por dor abdominal, distensão, constipação ou diarreia, náusea, cansaço, retenção hídrica e dores articulares. Ocorre uma redução das bifidobactérias e aumento das bactérias anaeróbicas, promovendo fermentação anormal no cólon. III. A intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência da lactase. O efeito hiperosmótico provocado pela lactose não digerida leva à entrada de água no intestino. A combinação do influxo de água com gases e ácidos formados pela fermentação da lactose não digerida no intestino delgado resulta em intumescimento da alça intestinal, cólica e diarreia. IV. As ações dos probióticos sobre a doença inflamatória intestinal (DII) incluem alteração no sistema imune da mucosa, com aumento da produção de anticorpos, atividade de macrófagos e de citocinas anti-inflamatórias.
Os lipídios são moléculas complexas e suas características estão relacionadas às propriedades físicas e químicas dos ácidos graxos. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A principal fonte de vitamina D é a exposição solar, pois células cutâneas chamadas queratinócitos (sob influência do calor e da radiação ultravioleta) agirão sobre um produto residual do colesterol, o 7- dehidrocolesterol, e, a partir daí, uma sucessão de reações bioquímicas levará à ativação da vitamina D. Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.( ) A ativação da vitamina D ocorrerá nos rins. ( ) A alimentação rica em óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e peixes, como atum, sardinha, salmão e cavala, oferecem boas doses de vitamina D. ( ) A vitamina D induz a diferenciação de macrófagos em monócitos, aumentando seus efeitos conta microrganismos patógenos. ( ) Doenças como esclerose múltipla, lúpus, diabete tipo 1 e artrite reumatoide podem sofrer influência do papel imunomodulador da Vitamina D.Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução CFN nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08. Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.I. A albumina pode estar aumentada na desidratação, edema e doença hepática. II. Os leucócitos podem estar aumentados em infecções bacterianas e câncer. III. A redução da homocisteína pode indicar deficiência de acido fólico. IV. São exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina
A conservação de alimentos tem por objetivo oferecer ao indivíduo alimentos e produtos alimentícios, não só dotados de qualidades nutritivas, organolépticas e de palatabilidade normais, mas principalmente isentos de microrganismos nocivos e de suas toxinas. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Quanto aos aminoácidos, pode-se dizer que:I. Valina, prolina e glicina são aminoácidos essenciais. II. Isoleucina, histidina e taurina são aminoácidos essenciais. III. Tirosina, lisina e serina são aminoácidos não essenciais. IV. Triptofano, metionina e treonina, são aminoácidos essenciais.Assinale a alternativa CORRETA.
Quanto aos carboidratos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir.( ) O xarope de milho, o mel e as frutas são fontes de monossacarídeos. ( ) A galactose é o açúcar do leite. ( ) A lactose está presente no leite e é a soma de glicose + glicose. ( ) A sacarose é um monossacarídeo, presente no açúcar natural das frutas.Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Quanto aos lipídios, assinale a alternativa INCORRETA.
Doenças hepáticas agudas e crônicas podem ser consequentes a lesões no parênquima hepático, provocadas por agentes químicos, virais, farmacológicos ou outros componentes tóxicos, que alteram a estrutura morfológica e a capacidade funcional dos hepatócitos. Alterações no metabolismo glicídico, lipídico e proteico são encontradas nas hepatopatias. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
As manifestações clínicas iniciais são a fadiga, perda de apetite, sonolência, palidez, falta de energia nos membros e articulações, irritabilidade, deformidade dentárias, cicatrização lenta de pequenos ferimentos e presença de pequenas hemorragias. Já a deficiência grave leva ao escorbuto. O escorbuto é a principal doença associada à deficiência de qual nutriente?
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para a redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade. Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.I. Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas de xarope de vitaminas, minerais ou medicamentos. II. O leite secretado nos primeiros dias após o parto é chamado de colostro e, a partir desse período, denomina-se leite maduro. III. Vários hormônios estão envolvidos no processo de lactação, entre eles: prolactina, ACTH, glicocorticoides, hormônio de crescimento e ocitocina. IV. Aleitamento materno complementado: quando o lactente recebe o leite materno mais alimentos semissólidos, inclusive leite não humano.
A função dos ácidos biliares está relacionada à bile, produzida e secretada continuamente pelas células hepáticas e armazenada na vesícula biliar, onde permanece até que a sua ação seja necessária no duodeno. Sobre o metabolismo, síntese e regulação dos ácidos biliares, assinale a alternativa INCORRETA.
Garantir a inocuidade dos alimentos é tarefa obrigatória das indústrias. Nesse sentido, o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) traz uma série de benefícios para as empresas. A aplicação do APPCC requer o comprometimento e o envolvimento total da gerência e da força de trabalho. Também requer um enfoque multidisciplinar.I. O APPCC é um protocolo com embasamento cientifico. É sistemático, identifica perigos específicos e medidas de controle, garantindo a segurança do alimento. II. Um perigo é definido como um agente biológico, químico ou físico em um alimento, ou a própria condição de um alimento, com o potencial de causar um efeito adverso à saúde. III. São pré-requisitos do APPCC: reunir a equipe de APPCC, descrever o produto, identificar o uso pretendido, elaborar um diagrama de fluxo, confirmação do diagrama de fluxo no local. IV. Fazem parte dos princípios do APPCC: conduzir análise de perigos, determinar os pontos críticos de controle, estabelecer limites críticos, estabelecer procedimentos de monitoramento, estabelecer ações corretivas, estabelecer procedimentos de verificação, estabelecer procedimentos de documentação e registro.Assinale a alternativa CORRETA.
O selênio é um mineral (oligoelemento) relacionado com a proteção frente ao dano causado pelo estresse oxidativo, e propõe-se que sua ingestão reduza o risco de doenças crônicas resultantes do estado oxidativo e inflamatório alterado e associado à Síndrome Metabólica (SM). Assinale a alternativa que corresponde às principais fontes de selênio.
Micronutrientes são requisitos para promoção do crescimento físico, para a maturação sexual, para o desenvolvimento neuromotor e para a integridade e o funcionamento do sistema imune. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA.
Recuperar senha