(1,0)
(UFES - adaptada) Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul, será visto na cor preta?
Dois pontos A e B situam-se respectivamente a 10 cm e 20 cm do eixo de rotação da roda de um automóvel em movimento uniforme. É possível afirmar que as velocidades angulares de A e B são iguais?
(FUND. CARLOS CHAGAS - adaptada) Uma roda gira em torno de seu eixo, de modo que um ponto de sua periferia executa um movimento circular uniforme. Excetuando o centro da roda, é correto afirmar que todos os pontos da roda têm a mesma velocidade angular?
(FUND. CARLOS CHAGAS - adaptada) Um relógio funciona durante um mês (30 dias). Neste período o ponteiro dos minutos terá dado um número de voltas igual a 3,6 . 105
(FUND. CARLOS CHAGAS - adaptada) Uma folha de papel está sobre a mesa do professor. Sobre ela está um apagador. Dando-se, com violência, um puxão horizontal na folha de papel, esta se movimenta e o apagador fica sobre a mesa. Uma explicação aceitável para a ocorrência é de que:
a força de atrito entre o apagador e o papel provoca, no apagador, uma aceleração muito inferior à da folha de papel.
As leis da Mecânica Newtoniana são formuladas em relação a um princípio fundamental, denominado Princípio da Relatividade?
(UNESP - Adaptada) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com Primeira Lei de Newton?
A respeito do conceito da inércia, julgue a afirmacao abaixo;
A velocidade vetorial de uma partícula tende a se manter por inércia; a força é usada para alterar a velocidade e não para mantê-la.
Com relação aos fenômenos ondulatórios em geral, julgue os itens subsequentes.Considere que uma das cordas de um instrumento de cordas tenha massa de 20,0 g e comprimento de 1,0 m. Nessa situação, para produzir um tom com o dobro da frequência dessa corda, é necessário trocá-la por outra com massa de 10,0 g e comprimento de 2,0 m.
Os blocos 1, 2 e 3 têm massas m1 = m2 = m3 = 5 kg e encontram-se juntos um do outro sobre uma superfície sem atrito. Uma força de 60 N é aplicada horizontalmente no bloco 1, conforme o esquema abaixo.
60 N? ? ? ?
1 2 3
O módulo da força resultante que o bloco 1 exerce sobre o bloco 2 vale 40 N?
As leis de conservação são úteis para a resolução de problemas de mecânica, sobretudo quando as forcas atuantes não são conhecidas. Os dois princípios mais utilizados são o da conservação de energia mecânica e o da conservação da quantidade do movimento.
Obedece-se ao principio de conservação da energia mecânica sempre que não houver forcas dissipativas envolvidas e ao da conservação da quantidade de movimento sempre que um sistema puder ser considerado isolado de forcas externas.
Com base nisso, julgue o item abaixo
Suponha que uma bola de basquete, anteriormente em repouso, seja solta verticalmente sob ação da gravidade de uma altura h. Suponha, ainda, que, após rebater no solo, a bola alcance a altura h?2 . Nessa situação, para que essa bola, solta da mesma altura h, alcance em nova largada, a altura 3h?4 , deve-se aumentar seu coeficiente de restituição em 50%.
Se uma pedra de 0,5 kg for lançada do solo para o alto com velocidade de 10,0 m/s e retornar à mesma posição em que foi lançada com velocidade de 8,0 m/s, então o trabalho total efetuado pela força de atrito do ar terá sido igual a 10,0 J.
Considere um corpo em movimento retilíneo sobre uma superfície horizontal com atrito. Uma prova de que sua energia é conservada é o aquecimento da superfície.
Uma partícula, em movimento harmônico simples de amplitude igual a 0,25 m e período de 2 s, apresenta módulo da aceleração máxima, em m/s2 , igual a ?2/4?
Um corpo de massa igual a 10 kg na superfície da Terra é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial de 10 m/s. Considerando nula a resistência do ar, no ponto mais alto, as energias cinética e potencial do corpo, em joule, valem, respectivamente, zero e 500?
Recuperar senha