(1,0) Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo: I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais. II. O Marechal Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar. III. Durante o governo de Costa e Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais. IV. Durante o governo do General Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento, fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um “milagre econômico” no país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro. Assinale a alternativa correta:
(1,0) A República Brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado:
(1,0) Conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca. O texto acima faz referência a / ao:
(1,0) Encerrado o período colonial no Brasil, entre as várias instituições que a metrópole implantou no país, uma sobreviveu à Independência. Trata-se das,
(1,0) Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como Império constitucional, opondo-se tanto ao despotismo que o altera quanto à anarquia que o dissolve”. Na visão de José Bonifácio e dos membros da referida loja maçônica, o despotismo e a anarquia eram encarnados, respectivamente,
(1,0)
Há aproximadamente cinco séculos os portugueses chegaram ao litoral brasileiro e foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas. Leia as afirmativas abaixo: I. O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado. Entre outros fatores, podemos citar que isso ocorreu em decorrência do contágio por doenças trazidas pelos europeus. pelos europeus. II. Os Caraíbas estavam espalhados por todo o litoral do território brasileiro e foram os primeiros a ter contato com os portugueses. III. Na comunidade indígena prevaleciam as relações igualitárias, os trabalhos eram realizados em cooperação e a economia era de subsistência. IV. Alguns grupos indígenas praticavam a antropo-fagia, atitude que tinha caráter ritual. V. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus foram amistosos e os primeiros relatos atestavam a afabilidade do indígena. Essa relação pacífica, porém, desapareceu à medida que os portugueses começaram a ocupar suas terras e iniciaram a sua escravização. Assinale a alternativa correta:
(1,0) Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou:
(1,0) Sobre as rebeliões nativistas ocorridas no Brasil durante o período colonial, leia as proposições abaixo: I - Esses movimentos tiveram início no século XVII, momento em que diversas regiões da colônia enfrentavam dificuldades econômicas. II - Muitos dos revoltosos eram oriundos da elite e, por isso, não tinham interesse em elaborar uma transformação profunda nas instituições de seu tempo. III - Entre os principais levantes pode-se destacar: a Revolta de Beckman; a Guerra dos Emboabas; a Guerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos Santos. IV - As primeiras revoltas nativistas acontecidas no século XVII pretendiam extinguir o pacto colonial e estabelecer a independência da América Portuguesa. V - Seus participantes não desejavam liquidar com a presença metropolitana no território colonial. Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas:
(1,0) O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente o dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a “linha dura” providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre este AI, assinale o que está INCORRETO:
(1,0) No Brasil persiste um importante problema agrário que tem inquietado o Governo e a sociedade em geral. Este problema decorre da:
(1,0) A Agenda 21, documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - RIO 92, foi formulada com o objetivo de,
(1,0) Em 2010, a população mundial chegará aos 6,84 bilhões, segundo estimativas de diversos órgãos e instituições ligados à ONU. Ao contrário do que alguns imaginaram, o grande problema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes do nosso planeta. Assinale o item que não corresponde aos desafios demográficos do século XXI:
(1,0) Com 20 milhões de habitantes, Moçambique, na costa oriental da África subsaariana, é um dos mais preocupantes focos do vírus HIV em todo o mundo. Um em cada sete adultos moçambicanos está contaminado - o equivalente a 15% dessa população. A precariedade do acesso aos cuidados básicos de saúde e a falta de informações sobre prevenção e tratamento compõem o cenário ideal para a disseminação do HIV. Metade dos quase 100.000 mortos pela doença, todos os anos, tem entre 30 e 44 anos - na plenitude produtiva. Em termos demográficos, a doença em foco afeta negativamente Moçambique, de forma mais direta, no seguinte aspecto:
(1,0) Sobre o espaço econômico do Brasil, suas características e tendências atuais, assinale a alternativa correta: I. O Brasil passa por um processo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e modernização na sua economia. A modernização do setor da agricultura brasileira ocorreu sobretudo, com a intensificação do emprego de máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas no sistema de produção. II. A soja é a principal responsável pela transformação do cerrado brasileiro em uma nova área do agronegócio, e tem se expandido para novas áreas produtoras nos estados de Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia e Tocantins, atingindo o sul do Pará, chegando assim, até à Amazônia brasileira. III. Em 2007, foi descoberto uma grande reserva de petróleo e gás natural no Campo Tupi, bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada do pré-sal, a cerca de 5 quilômetros abaixo do solo do oceano, o que consolida o Brasil no cenário econômico mundial como auto-suficiente nesta matriz energética .
(1,0) Como característica marcante do cenário mundial globalizado, onde os problemas econômicos e sociais se alastram, os países procuram se agrupar para estabelecer objetivos e adotar medidas conjuntas em defesa de interesses comuns. Sobre os componentes e a caracterização dos principais grupos de países, identificados pela abreviatura "G", assinale a única alternativa INCORRETA:
Recuperar senha