(1,0)
Sobre os aspectos humanos de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a Economia de Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando as proposições que tratam dos aspectos físicos de Pernambuco, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Caracterizados por índices de precipitação pluviométrica abaixo de 400 mm, os municípios da zona da Mata Sul apresentam clima seco mesotérmico.
( ) A distância de municípios do extremo oeste em relação ao mar explica a ocorrência de climas de monções com grandes cotas de amplitude térmica diárias.
( ) A região do Agreste apresenta as maiores taxas de precipitações pluviométricas de Pernambuco.
( ) As diversas formações geológicas recentes do relevo pernambucano conferem ao Estado as maiores cotas altimétricas do Brasil.
( ) O território pernambucano é marcado por crescentes unidades de relevo acidentado em seu litoral e por topografias homogêneas no agreste e sertão.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Sobre a hidrografia de Pernambuco, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos municípios banhados pelos seguintes rios:
I. Rio Pajeú
II. Rio Capibaribe
III. Rio Una
IV. Rio Tracunhaém
V. Rio Arataca
VI. Rio Timbó
Sobre as questões ambientais em Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os movimentos culturais em Pernambuco, analise as proposições abaixo:
I. A construção da identidade cultural de Pernambuco teve a contribuição de diversos povos.
II. A conjunção da dança ao gênero musical nascido em Pernambuco permitiu o reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
III. A riqueza cultural de Pernambuco é preservada pelos municípios com maior PIB em decorrência da grande densidade demográfica.
IV. O sincretismo dos caboclos de lança caracteriza o Maracatu Rural com personagens e ritmos que reproduzem uma herança secular.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
Sobre os aspectos sociais de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.
Analise as proposições abaixo referentes ao clima e ao relevo de Pernambuco:
I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano.
II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento), índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais.
III. Os municípios do agreste possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado.
IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste do Estado.
“Curiosamente, a modalidade inicial que o sentimento nativista assume nas crônicas do primeiro século de colonização (1532-1630) não consiste, como ocorrerá adiante, na afirmação da originalidade da nova terra, mas ao contrário no orgulho pela lusitanidade que já caracterizaria a vida cotidiana nos principais núcleos de povoamento.”
(MELLO, Evaldo Cabral. “Uma Nova Lusitânia. In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000).
Em relação ao primeiro século de colonização, assinale a alternativa CORRETA.
“O ponto alto sobre as tensões entre a açucarocracia de Olinda e a Coroa se dá quando esta resolve em 1709 criar uma nova municipalidade vizinha à olindense: a Câmara Municipal do Recife. Desde a segunda metade do século XVII, havia uma clara oposição entre os comerciantes reinóis do Recife e os senhores de engenho de Olinda, estes representantes da nobreza das terras...”
(https://repositorio.ufpe.br/bi...)
O texto acima faz referência à “Guerra dos Mascates”, conflito, que colocou, em lados opostos, os senhores de engenho e os comerciantes reinóis. Em relação a esse episódio, é CORRETO afirmar que
Recuperar senha