(1,0)
A respeito da macroeconomia, seus principais agregados e o sistema de contas nacionais, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla PIB, sempre que empregada, corresponde a produto interno bruto.
O PIB, medida útil do nível global da atividade econômica de uma nação, embora apresente como limitação o fato de não avaliar a produção que está fora dos mercados, tem a vantagem de ser caracterizado como uma medida de bem-estar e lazer.
No que se refere a teoria keynesiana, demanda agregada, governo e crescimento econômico, julgue o item subsequente.
Entre os conceitos utilizados para mensurar o endividamento do setor público, que representa uma categoria dos gastos do governo, inclui-se o conceito denominado necessidade de financiamento do setor público.
Com relação ao modelo IS-LM e às políticas econômicas, julgue o item seguinte.
De acordo com os keynesianos, na relação entre o nível geral de preços, da oferta de trabalho e do produto, um aumento no nível esperado de preços irá deslocar a curva de trabalho, o que, por sua vez, reduzirá o salário nominal e o nível de emprego, aumentando o produto.
Os meios de pagamento, que podem ser definidos como o somatório do papel moeda em poder do público e os depósitos à vista realizados no sistema bancário, correspondem aos ativos de liquidez imediata em posse do setor não bancário, o qual pode utilizá-los a qualquer momento para liquidar dívidas em moeda nacional.
Os tipos de reservas mantidas pelos bancos incluem as reservas voluntárias, que são depositadas no Banco Central do Brasil (BCB) para garantir eventuais excessos de pagamentos relacionados à compensação de cheques, e as reservas obrigatórias, recolhidas junto ao BCB como proporção de depósitos utilizados para garantir a segurança do sistema bancário.
O modelo IS-LM - que consiste em calcular os níveis da taxa de juros e da renda que equilibram, simultaneamente, os mercados de bens e o mercado monetário - identifica, inicialmente, as combinações de renda e de taxa de juros que equilibram o mercado monetário.
A função de produção de uma firma é expressa por Y = 5K1/3 x L2/3 , em que Y é a quantidade produzida do bem homogêneo, K é o estoque de capital e L é a quantidade de trabalho. Supondo que a firma opere em um mercado em que os preços do insumo capital e do insumo trabalho, em unidades monetárias, sejam r = 2 e w = 4 respectivamente, julgue o item seguinte a respeito desse mercado.
O preço de equilíbrio desse mercado é igual a 1,2 unidade monetária.
A firma exibe retornos constantes à escala.
O produto marginal do trabalho é crescente.
A firma opera em concorrência perfeita, e a curva de custo total é dada por CT = 1,4Y.
A firma utiliza as mesmas quantidades de capital e trabalho em sua produção.
Considerando a teoria clássica do consumidor e a classificação dos bens na economia, julgue o item subsequente.
A demanda agregada da economia é igual à soma das demandas individuais dos consumidores.
Dois bens são complementares se a elasticidade renda da demanda for positiva.
Um bem é de Giffen se a demanda variar diretamente com o preço do bem.
Considere que a função utilidade do consumidor do tipo Cobb-Douglas seja expressa na forma u = x1ax21 - a, em que x1 e x2 são as quantidades, respectivamente, dos bens 1 e 2, ? ?(0,1) é um escalar e p1 e p2 são os preços dos bens 1 e 2 respectivamente.Considerando que w seja a renda do consumidor, julgue o item que se segue, relativo à teoria do consumidor.
Nessa situação, a função demanda walrasiana do bemx1 é igual a aw/P1.
Recuperar senha