(1,0)
Assinale a alternativa correta
Leia os períodos abaixo, adaptados do texto, e os verbos propostos para preencher as respectivas lacunas.1. É de se lamentar que em nossa sociedade ainda s e _________ a figura do bode expiatório, (cultuar)2. Seria indispensável que os indivíduos_________ por seus atos. (responsabilizar-se)3. Muitas mulheres foram condenadas por suspeita de q u e _________ bruxas, (ser)De modo a expressar a correta relação entre tempos e modos verbais, considere as seguintes justificativas para o preenchimento da lacuna de cada um desses períodos.I - A lacuna do período 1 deve ser preenchida com a forma verbal cultue, pois a construção É de se lamentar que requer o uso do verbo no presente do subjuntivo na oração subordinada.II - A lacuna do período 2 deve ser preenchida com a forma verbal se responsabilizassem, pois a construção Seria indispensável que requer o uso do verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo na oração subordinada.III - A lacuna do período 3 deve ser preenchida com a forma verbal fossem, pois a construção por suspeita de que requer o uso do modo indicativo na oração subordinada.Quais justificativas estão corretas em relação ao preenchimento das lacunas?
Considere as afirmações que seguem.I - O segmento um deles (I. 20) refere-se a Andrés Escobar.II - O segmento seu povo (I. 23) refere-se ao povo alemão.III - O segmento morta (I. 31) refere-se ao segmento a acusada (I. 30).Quais estão corretas?
Considere as seguintes propostas de substituição de trechos do texto.1 - substituir Por maior que tenha sido o erro (I. 19) por Embora tenha sido o maior erro2 - substituir num tim e que tem onze integrantes (I. 19-20) por com onze integrantes num time3 - substituir um dos mais cruéis inventores de bodes expiatórios (I. 22) por um dos inventores mais cruéis de bodes expiatóriosQuais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do texto?
Considere as seguintes propostas de substituição de segmentos do texto.1 - Quando (I. 18) por No momento em que2 - asim (I. 29) por dessa maneira3 - aí (l. 31) por entãoQuais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do texto?
Considere as seguintes propostas de deslocamento do segmento pelo menos (1.15).1 - deslocar o segmento, entre vírgulas, para imediatamente antes de obedecer (I. 15)2 - deslocar o segmento, entre vírgulas, para imediatamente depois de obedecer (I.15)3 - deslocar o segmento, entre vírgulas, para imediatamente antes do segmento de três requisitos (1.15)Quais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do trecho original?
A expressão " bode expiatório " refere - s e a uma passagem do Velho Testamento que descreve o sacrifício de dois ruminantes no Dia da Expiação. O primeiro bode era sacrificado em tributo a Deus, para pagar pelos pecados da comunidade . O segundo era enxotado da aldeia , carregando consigo , simbolicamente , a culpa de todos os moradores . (11-14).I - A expressão ''bode expiatório" remete a uma passagem do Antigo Testamento em que se descreve o sacrifício de dois ruminantes no Dia da Expiação. 0 primeiro bode era imolado em tributo a Deus para pagar pelos pecados da comunidade. 0 segundo era enxotado da aldeia, carregando consigo simbolicamente a culpa de todos os moradores,II - A expressão bode expiatório refere-se a um trecho do Velho Testamento que descreve o sacrifício de dois ruminantes no Dia da Expiação: o primeiro bode era sacrificado em tributo a Deus para expiar os pecados da comunidade; o segundo era enxotado da aldeia e carregava simbolicamente consigo a culpa dos moradores todos.III- A expressão "bode expiatório" alude a uma passagem do antigo Testamento que relata, no Dia da Expiação, o sacrifício de dois ruminantes, sendo o primeiro um bode, sacrificado em homenagem a Deus, para pagar os pecados da comunidade, e o segundo enxotado da aldeia, carregando sobre si, simbolicamente, a culpa de todos os habitantes.Quais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do trecho original?
Considere, abaixo, propostas de reescrita de três trechos do texto.TRECHO PROPOSTA DE REESCRITA1 ➔ a humanidade desenvolveu rituais para 1➔ rituais para transferir a culpa paratransferir a culpa para pessoas, animais ou pessoas, animais ou objetos foramobjetos (1. 10) desenvolvidos pela humanidade2➔ não foi difícil para os nazistas transformar 2➔ terem sido os judeus transformados emos judeus em suas vítimas preferenciais suas vítimas preferenciais não foi difícil(1. 24-25) para os nazistas3➔ poucos testem unhavam em favor das 3➔ poucas testemunhas eram favoráveis àssupostas bruxas (1. 31-32) supostas bruxasQuais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do texto?
Em uma perspectiva etimológica, muitas palavras entraram prontas do latim ou de outro idioma para o léxico da Língua Portuguesa. No entanto, a maioria dos falantes não reconhece a origem das palavras, quer na sua forma mais antiga conhecida, quer em alguma etapa de sua evolução. Para compreender o processo de derivação das palavras que utiliza em seu dia a dia, o falante geralmente lança mão de seu conhecimento acerca do sentido e da função de prefixos e sufixos.Com base nessa ressalva, pode-se afirmar corretamente que, entre as palavras abaixo extraídas do texto, a única que foi formada pelo acréscimo de sufixo que transforma adjetivos em substantivos é
Considere as seguintes propostas de alterações na ordem de segmentos do texto, assinalando com 1 aquelas que manteriam a correção e o significado do texto e com 2, aquelas que os alterariam.( ) deslocar mais simples ( I. 08) para imediatamente depois de explicação (I. 08)( ) deslocar supostamente (1.18) para imediatamente depois de haviam ( I. 18)( ) deslocar apenas (I. 20) para imediatamente após deles ( 1.20)( ) deslocar a eles(I. 25) para imediatamente antes de atribuindo (I. 25)A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considere o enunciado abaixo e as quatro propostas para completá-lo.Seriam criadas as condições para uso da crase se, no texto, substituíssemos1 - isso (I. 07) por essa tese.2 - uma (I. 11) por aquela.3 - com (I. 19) por devido a.4 - bode expiatório (I. 21) por vítima.Quais propostas estão corretas?
Observe as seguintes afirmações sobre concordância.I - Caso o segmento cada ser humano (I. 06) fosse substituído por os homens, quatro outras palavras deveriam sofrer ajustes para fins de concordância.II - Caso o segmento os judeus ( I. 24) fosse substituído por o povo judaico, três outras palavras deveriam sofrer ajustes para fins de concordância.III - Caso o segmento estados totalitários (I. 32) fosse substituído por totalitarismo, quatro outras palavras deveriam sofrer ajustes para fins de concordância.Quais estão corretas?
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações acerca da função sintática de elementos extraídos do texto, conforme estejam ou não corretas.( ) A palavra essencial (I. 04) é predicativo do objeto de consideram (I. 04).( ) A palavra se ( l. 06) é partícula apassivadora de considerar (I. 06).( ) A palavra nos ( I. 09) é complemento indireto de afligir (I. 09).( ) O segmento por um candidato (I. 21) é agente da passiva de ser preenchido (I. 21).A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Considere as seguintes propostas de alteração na pontuação do texto.1 - substituir os travessões das linhas 02 e 03 por vírgulas
2 - inserir vírgula antes e depois do segmento quase sempre inocente (1. 03)
3 - suprimir a primeira vírgula da linha 18
4 - substituir as duas ocorrências de ponto e vírgula da linha 30 por vírgulas
Quais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do trecho originai?
Assinale a afirmação que está de acordo com o texto.
Recuperar senha