(1,0)
As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo: I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos. II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula. III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula. IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos. A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:
A matéria-prima para a evolução é a sequência de ADN existente. Nesse sentido, nenhum gene é totalmente novo. Entretanto, a inovação pode ocorrer de diversas maneiras, sendo correto afirmar que:
Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representa apenas 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos. Sobre o ciclo hidrológico, pode-se afirmar que:
As propriedades químicas da superfície de uma proteína determinam sua função biológica, exemplo desse fenômeno são as enzimas. As enzimas são capazes de acelerar uma reação química, no entanto NÃO conseguem:
Apesar de as mutações genéticas serem de extrema importância para a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo depende da estabilidade do seu genoma. A estabilidade resulta não só de um acurado mecanismo de replicação, como também de mecanismos que reparem os danos que ocorrem continuadamente no ADN. Entende-se por reparo, a capacidade de a maquinaria celular corrigir os erros causados por mutações. Muitos danos sofridos pelo ADN podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice, de tal forma que a informação perdida em uma fita possa ser recuperada por meio da fita complementar. Sobre os mecanismos de reparo, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo sobre a malária: I. No Brasil, os casos humanos estão associadas a três espécies do agente etiológico: Plasmodium vivax , Plasmodium falciparum e Plasmodium malarie . II. Os principais vetores da doença são os mosquitos do gênero Anopheles. III. As formas infectantes do parasita, encontradas nas glândulas salivares do mosquito vetor, são os trofozoítas. IV. As formas evolutivas do parasita que invadem as células sanguíneas são os criptozoítas. Estão corretas apenas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo sobre os processos celulares para obtenção de energia. I. O principal processo de oxidação dos açúcares é a sequência de reações conhecida como glicólise; ela ocorre no citosol da célula e depende da presença de oxigênio molecular para produção final de ATP. II. A formação das moléculas de CO2 ocorre durante ciclo do ácido cítrico, como produto final da oxidação completa da molécula de acetil-CoA. III. Os átomos de oxigênio necessários para produzir a molécula de CO2 , a partir da oxidação completa da molécula de actil-CoA durante o ciclo do ácido cítrico, são obtidos da quebra do oxigênio molecular. IV. O oxigênio molecular é o aceptor final dos íons de H+ , formando as moléculas de água durante a fosforização oxidativa. Estão corretas apenas as afirmativas:
No reino animal, a classe dos mamíferos possui forte apelo para projetos relacionados com a conservação dos ambientes naturais, sendo muitas espécies símbolos de projetos bem sucedidos no cenário nacional. A mastofauna brasileira é bastante rica, com aproximadamente 652 espécies nativas, distribuídas entre 11 ordens. A ordem de mamíferos com maior número de espécies descritas no Brasil é:
A apoptose é um processo necessário para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também quando há estímulos patológicos. Com base nas características morfológicas de uma célula morta por apoptose, pode-se afirmar:
Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?
Recuperar senha