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Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.
Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.
Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.
A Constituição Federal de 1988, por possuir expressivo conjunto de normas diretamente relacionado aos direitos sociais, preserva os direitos fundamentais das minorias, como, por exemplo, o direito a terra dos povos indígenas e das comunidades quilombolas.
No que diz respeito às perícias realizadas pelo antropólogo e aos laudos correspondentes, julgue o próximo item.
No âmbito do Poder Judiciário, embora a perícia antropológica possa revelar conflitos sociais derivados da não aplicação de direitos socialmente diferenciados, o laudo dela resultante não caracteriza uma prova processual, podendo o juiz, inclusive, rejeitá-lo.
Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.
A memória coletiva é um tipo de construção simbólica que empreende uma seleção e uma ressignificação de elementos da história de uma comunidade, sociedade ou segmento social.
Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.
As sociedades indígenas brasileiras caracterizavam-se pelo equilíbrio social, pela estabilidade histórica e pela tendência ao isolamento, o que foi modificado pela sucessão de contatos interculturais e intersocietários derivados dos processos de colonização.
O termo cultura é definido antropologicamente por Edward Tylor como um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo ser humano enquanto membro de uma sociedade.
No que se refere à Escola de Manchester, julgue o item que segue.
Os pesquisadores da Escola de Manchester baseavam-se, principalmente, em uma metodologia quantitativa para observar situações sociais.
Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.
Por meio do trabalho de campo e das técnicas próprias da antropologia, o antropólogo tem efetiva condição de realizar uma pesquisa que venha a embasar um laudo pericial, principalmente em casos de conflitos sociais que envolvam terras indígenas ou quilombolas.
Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.
As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.
A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.
Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.
As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.
Segundo Malinowski, só por meio do método etnográfico, denominado por ele de método de documentação estatística por evidência concreta, seria possível evitar o etnocentrismo.
Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.
De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 - a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 - a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 - a confiança e as exigências da opinião coletiva.
Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.
Enquanto, no linguajar mais corriqueiro, a palavra mito possa significar simplesmente mentira, para a antropologia, esse termo refere-se a uma narrativa fundamental para um grupo social, que reúne para essa coletividade valores basilares e maneiras de compreender o mundo e a vida social.
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