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Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.
A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento.
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.
A educação ambiental contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.
O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.
A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.
No que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item.
Tanto a etnografia quanto o protótipo podem ser utilizados para validação e elicitação de requisitos, contudo a aplicação de um elimina a possibilidade de uso do outro no mesmo cenário, pois se tratam de técnicas excludentes.
Acerca do plano plurianual e dos tipos de planejamento e de contratações de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item seguinte.
Apesar de ser um importante instrumento do governo para organizar e viabilizar as finanças públicas a cada quatro anos, o plano plurianual não tem previsão constitucional.
Julgue o próximo item, relativo ao princípio e fundamento de COBIT 5.
A cascata de objetivos tem por finalidade desdobrar os objetivos de TI em objetivos corporativos.
Em relação aos conceitos de classificação de informações, julgue o item subsequente.
Recomenda-se que a rotulação da informação abranja informação e ativos, não sendo permitidas omissões nesse procedimento.
Situação hipotética: Como forma de obter os requisitos de apoio para desenvolver um sistema a ser implementado em determinado setor de uma organização, um analista propôs que se observasse o trabalho do dia a dia, anotando-se as tarefas realizadas no referido setor. Assertiva: Para o cenário proposto, é ideal a utilização da técnica de caso de uso alinhada à entrevista.
Acerca de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item que se segue.
A arquitetura orientada a serviço (SOA) suporta componentes de serviços autônomos executados em computadores geograficamente distribuídos, contudo nela não é possível o desenvolvimento de sistemas distribuídos, devido especialmente à limitação do SOAP, que não permite comunicação entre entes dispersos geograficamente.
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