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Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O ensino, a pesquisa e a extensão no sistema universitário são constitucionalmente entendidos como atividades complementares, indissociáveis e interdependentes.
As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
No trabalho em equipe, tanto o líder quanto o gerente assumem as mesmas funções.
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 - 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.
Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.
A LDB estabelece que, sempre que necessário, haverá na escola regular serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares dos alunos com necessidades especiais.
A autonomia da universidade pública tem relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não seja filtrado por dispositivos discriminadores montados em outras instâncias da vida social.
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.
Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
De acordo com os princípios do ensino dispostos na LDB, a educação patrimonial é uma forma de ensino curricular e transversal.
O Plano Nacional de Educação é um instrumento de planejamento da sociedade civil que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor da educação.
A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
Embora a meta do Plano Nacional de Educação 2014 - 2024 seja oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender a, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica (PNE, 2014 - 2024), as estatísticas mostram que essa meta dificilmente será atingida, pois a oferta nacional absoluta atual de educação em tempo integral não ultrapassa 20% das escolas públicas (Todos pela Educação, 2018).
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
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