(1,0)
Segundo a norma de abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas da ABNT, grafa-se a letra inicial dos substantivos com maiúscula e a dos adjetivos em minúsculas. Portanto, é correta a seguinte abreviatura do título da publicação B. Inst. Pesq. econ. apl.
As referências bibliográficas dos documentos citados nos artigos devem ser ordenadas de acordo com o sistema de chamada utilizado no texto, que é numérico ou autor-data.
As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação.Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.Uma linguagem documentária representa um ponto de vista particular sobre a realidade, caracterizado pelas necessidades dos usuários, pelas características de determinado sistema de informação e pela estrutura conceitual da(s) área(s) do conhecimento coberta(s) por essa linguagem.
As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação.Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.Nos tesauros, o vértice de uma hierarquia do tipo gênero- espécie é o gênero, enquanto que, na relação partitiva, o vértice é a parte que compõe o todo.
As linguagens documentárias são utilizadas para representar o conteúdo dos documentos e para a recuperação da informação.Julgue os itens seguintes, acerca dessas linguagens.Uma característica comum à linguagem natural e à linguagem documentária é seu caráter arbitrário, ou seja, não há uma relação intrínseca entre as coisas e os nomes dados a elas.
Os catálogos sistemáticos e os arquivos invertidos são tipos de índices, pois indicam a existência e a localização de um tópico em um documento ou em uma coleção de documentos.
Os índices de citação possibilitam encontrar, para determinado item bibliográfico conhecido, itens bibliográficos posteriores que o citaram. Uma deficiência desses índices é que não possibilitam a busca por palavras- chave.
Os resumos indicativos fornecem mais pontos de acesso do que os resumos informativos e, portanto, é maior o seu potencial de permitir alta revocação na recuperação de informações.
Quanto à função, os resumos estruturados são mais eficientes do que os resumos indicativos e informativos na avaliação da relevância de um documento.
Entre as concepções de competência informacional, a concepção cognitiva tem como foco o acesso à informação, com ênfase na tecnologia da informação, e prioriza a abordagem do ponto de vista dos sistemas, com o aprendizado de mecanismos de busca e uso de informações em ambientes eletrônicos.
A competência informacional exige capacidade de aprendizado ativo, independente e permanente, sem implicar, no entanto, uma capacidade de avaliação crítica sobre o universo informacional.
A educação voltada para a competência informacional encontra respaldo em práticas curriculares, tais como o currículo integrado, e em modelos educacionais que preconizam a repetição da ação como forma de provocar uma resposta desejável.
Recursos de busca tais como lógica booleana, truncamento, buscas em campos específicos e buscas em expressões são utilizados tanto para acesso em bases de dados em CD-ROM quanto para o acesso em linha a bases de dados.
A consulta a bases de dados em linha ou armazenadas em CD-ROM utiliza linguagens de comando e interfaces gráficas baseadas em menus para definir as características e operações necessárias à busca.
Os custos fixos de assinatura de bases de dados em CD-ROM são mais fáceis de gerenciar do que os custos variáveis relativos ao acesso a bases de dados em linha.
Recuperar senha