(1,0)
Julgue o item a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.
Os atuais instrumentos normativos do serviço social no Brasil, como a Lei de Regulamentação Profissional e o Código de Ética, expressam a materialização do projeto ético-político profissional construído nos últimos trinta anos no seio da categoria.
Acerca do serviço social como profissão, julgue o item seguinte.
O serviço social como profissão enfrenta uma polarização, uma vez que ele participa tanto do processo de reprodução e preservação do capital quanto das respostas às necessidades de sobrevivência da classe que vive do trabalho.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue o próximo item.
Sob a perspectiva da vertente modernizadora, um dos objetivos do processo de renovação do serviço social no Brasil foi adequar a profissão às exigências da autocracia burguesa, tendo sido os seminários de Araxá e Teresópolis marcos dessa perspectiva na profissão.
No que se refere aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue o item subsequente.
Apesar de haver conexão entre políticas sociais e o serviço social no Brasil desde 1930, a temática da política social foi introduzida nas pautas profissionais tardiamente: na década de 50 no cenário internacional e a partir de 1970 no Brasil.
O trabalho do assistente social como profissional, inscrito na divisão sociotécnica do trabalho, insere-se no processo de mercantilização e valorização do capital.
A respeito da trajetória histórica do serviço social e da legislação que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, julgue o item que se segue.
A reabilitação profissional do beneficiário incapacitado parcial ou totalmente inclui o fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção, quando a perda ou a redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso.
Entre os avanços proporcionados pela matriz teórico-metodológica do serviço social na previdência social, destaca-se a produção teórica específica sobre a política previdenciária e o serviço social, com divulgação em congressos e seminários, publicação de artigos em periódicos e edição de livros.
Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue o item subsequente.
Na realização de entrevistas para a elaboração de um parecer social, o assistente social deve ignorar as informações contidas nos prontuários ou processos relativos à situação em estudo, para não ser influenciado na sua opinião técnica.
No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue o item subsecutivo.
O planejamento se restringe às decisões técnicas relacionadas à elaboração de um plano, o qual se limita à identificação do que deve ser realizado para a mudança de determinada realidade.
Julgue o item abaixo à luz da Lei n.o 8.742/1993 (LOAS) e do Decreto n.º 6.214/2007, que regulamenta o BPC da assistência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso.
Caso uma pessoa com deficiência que receba BPC passe a exercer atividade remunerada na qualidade de microempreendedor individual, o órgão concedente desse benefício deverá suspendê-lo.
Para a compreensão do significado do serviço social como profissão, é necessário considerá-lo no processo de reprodução das relações sociais, a partir de sua inserção na sociedade, ultrapassando-se a análise de profissão em si mesma.
O parecer social constitui mecanismo de averiguação de veracidade dos fatos, quando solicitado pela Procuradoria Federal Especializada do INSS, tendo, nessa situação, caráter sigiloso.
Acerca das estratégias, dos instrumentos e das técnicas de intervenção utilizados pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, julgue o item seguinte.
O uso da técnica de clarificação em uma entrevista permite que o entrevistado compreenda a situação a partir do ponto de vista do entrevistador, além de estimular a mudança de tema em caso de silêncio prolongado.
No desempenho de atividades como assessor ou consultor, espera-se que o assistente social realize o estudo da realidade e discuta as demandas e necessidades prioritárias, em conjunto com a equipe da instituição e(ou) dos movimentos sociais a que presta assessoria/consultoria.
O serviço social emergiu como profissão no estágio neoliberal da sociedade capitalista, quando a questão social, por seu caráter de classe, demandou do Estado, além de mecanismos de intervenção econômica, também mecanismos de intervenção política e social.
Recuperar senha