(1,0)
Entre os ecossistemas mais vulneráveis às mudanças climáticas encontram-se a Floresta Amazônica e a Caatinga podendo ser afetados pela variação da temperatura e das chuvas causada pelo aquecimento global. Entre os biomas mais ameaçados também estão a tundra, porções da Floresta Boreal e as matas temperadas encontradas em regiões alpinas.
Sobre a floresta amazônica e a caatinga, avalie as afirmativas.
(01) A vegetação da floresta amazônica não é uniforme. Fatores locais, como a proximidade ou não de rios, determinam diferentes tipos de vegetação, enquanto que a vegetação da caatinga é composta por espécies que possuem diferentes adaptações contra a perda de água.
(02) A floresta amazônica é o segundo maior bioma do Brasil em extensão, ocupando aproximadamente 25% do território nacional, enquanto que a caatinga é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, ocupando assim 1,76% da área total do território brasileiro.
(04) O tipo predominante da floresta amazônica são as florestas de terra firme, distantes dos cursos d’água, e por isso sem influência direta das inundações periódicas, enquanto que na caatinga, os campos brejosos são verdadeiros santuários ecológicos que abrigam diversas espécies animais.
(08) A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
(16) As estimativas situam a região da floresta amazônica como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.
Qual é a soma de todas as afirmações corretas?