(1,0)
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria SocioHistórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:
Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
Por avaliação de currículo entende-se
A característica que melhor identifica uma questão do tipo definição é a seguinte:
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as. II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área. III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional. IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos. As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
A avaliação emancipatória é aquela
O instrumento de avaliação que consiste na "organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo" (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se
Recuperar senha