(1,0)
Os objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) criado em 2011, por meio da Lei n.º 12.513/2011, incluem
No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.
Conforme a indicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a avaliação institucional divide-se em duas modalidades:
Conforme o disposto na LDB, a avaliação de aprendizagem consiste em um
Na LDB, destacam-se três grandes eixos relacionados diretamente à construção do projeto e da avaliação para a melhoria da qualidade de ensino. Esses eixos são
Texto 13A2AAA
A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.
Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção
e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)
Infere-se do texto 13A2AAA que a perspectiva de educação nos CEFET apresenta um ideário educacional que atende, com prioridade, aos interesses
No que se refere às duas perspectivas apresentadas no texto 13A2AAA, é correto afirmar que
O projeto de LDB de 1988, que foi substituído, previa incorporar no ensino médio processos de trabalho reais, possibilitando-se a assimilação não apenas teórica, mas também prática, dos princípios científicos que estão na base da produção moderna. Previa propiciar aos adolescentes a formação necessária à compreensão teórica e prática dos fundamentos científicos das múltiplas técnicas utilizadas no processo produtivo.
Idem Ibidem (com adaptações)
O referido projeto sustentava-se em um conceito conhecido como
Internet: <http://redefederal.mec.gov.br> (com adaptações)
O gráfico apresentado refere-se à expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em unidades. Esse gráfico mostra que
A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos CEFET, assinale a opção correta.
O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197
Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.
Define-se aula como
Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.
I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.
II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.
III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.
IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.
Estão certos apenas os itens
A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.
No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.
A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.
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