Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: IFF-RS x
#143104
Concurso
IFF-RS
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) criado em 2011, por meio da Lei n.º 12.513/2011, incluem

    #143103
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.

    #143102
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Conforme a indicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a avaliação institucional divide-se em duas modalidades:

    #143101
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Conforme o disposto na LDB, a avaliação de aprendizagem consiste em um

    #143100
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Na LDB, destacam-se três grandes eixos relacionados diretamente à construção do projeto e da avaliação para a melhoria da qualidade de ensino. Esses eixos são

    #143099
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Texto 13A2AAA

    A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.

    Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção

    e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)

    Infere-se do texto 13A2AAA que a perspectiva de educação nos CEFET apresenta um ideário educacional que atende, com prioridade, aos interesses

    #143098
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Texto 13A2AAA

    A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.

    Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção

    e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)

    No que se refere às duas perspectivas apresentadas no texto 13A2AAA, é correto afirmar que

    #143097
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O projeto de LDB de 1988, que foi substituído, previa incorporar no ensino médio processos de trabalho reais, possibilitando-se a assimilação não apenas teórica, mas também prática, dos princípios científicos que estão na base da produção moderna. Previa propiciar aos adolescentes a formação necessária à compreensão teórica e prática dos fundamentos científicos das múltiplas técnicas utilizadas no processo produtivo.

    Idem Ibidem (com adaptações)

    O referido projeto sustentava-se em um conceito conhecido como

    #143096
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Internet: <http://redefederal.mec.gov.br> (com adaptações)

    O gráfico apresentado refere-se à expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em unidades. Esse gráfico mostra que

    #143095
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos CEFET, assinale a opção correta.

    #143094
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.

    José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197

    Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.

    #143093
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Define-se aula como

    #143092
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

    I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

    II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

    III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

    IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

    Estão certos apenas os itens

    #143091
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

    No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

    #143090
    Concurso
    IFF-RS
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.