Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: IF-RJ x
#185717
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Das competências específicas de linguagens para o Ensino Fundamental, descritas pela BNCC, temos, desenvolver o senso estético para:

#185716
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para FONSECA (2002), o conhecimento científico é produzido pela investigação científica, por meio de seus métodos. Resultante do aprimoramento do senso comum, o conhecimento científico tem sua origem:

#185715
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

É o conhecimento que adquirimos no cotidiano, por meio de nossas experiências. É construído por meio de tentativas e erros num agrupamento de ideias. É caracterizado pelo senso comum, pela forma espontânea e direta de entendermos. Trata-se do:

#185714
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Por compreender que a aprendizagem ocorre por meio de um processo de acomodação às estruturas, Piaget defende os métodos ativos por acreditar que proporcionem o desenvolvimento da:

#185713
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova refere-se a um documento escrito por 26 educadores, em 1932, com o título A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Circulou, em âmbito nacional, com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação. Sobre o documento, considere os itens, abaixo:

I - O texto do manifesto dizia que "se depois de 43 anos de regime republicano, se der um balanço ao estado atual da educação pública, no Brasil, se verificará que, dissociadas sempre as reformas econômicas e educacionais, que era indispensável entrelaçar e encadear, dirigindo-as no mesmo sentido, todos os nossos esforços, sem unidade de plano e sem espírito de continuidade, não lograram ainda criar um sistema de organização escolar, à altura das necessidades modernas e das necessidades do país".

II - A educação nova, segundo o texto do manifesto, propunha "servir aos interesses de classes menos favorecidas, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola ao Brasil". Ou seja, o objetivo era ter um "ideal condicionado pela educação, mas profundamente perspectivo, assistencialista".

III - Segundo o documento, a causa principal dos problemas na educação está na "na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da determinação dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação". Os 26 educadores entendiam que "nunca chegamos a possuir uma cultura própria, nem mesmo uma cultura geral que nos convencesse da existência de um problema sobre objetivos e fins da educação".

Está correto o que se afirma em:

#185712
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com Veiga (1991, p. 82) "a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. A importância desses princípios está em garantir sua operacionalização, nas estruturas escolares, pois uma coisa é estar no papel, na legislação, na proposta, no currículo, e outra é estar ocorrendo, na dinâmica interna da escola, no real, no concreto". Os princípios aos quais a autora refere-se são:

#185711
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por meio da solução de problemas:

#185710
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em 2000, foi realizado, no Senegal, o Fórum Mundial de Educação que visou a estabelecer o alcance de novos objetivos e metas de Educação Para Todos (EPT), sintonizados com os desafios do início do século XXI. O documento produzido, nesse Fórum foi o/a:

#185709
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as dez competências gerais. Por isso, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais, em seus currículos. Assim, as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional são:

#185708
Concurso
IF-RJ
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Pedagogia de Projetos visa: