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Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.I - A construção do ser social, é feita em boa parte pela educação. II - É a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. III - O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. IV - As consciências individuais são inatas.
A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global. Segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança, e terceiro, é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos. Marque a alternativa correta:
"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".Tal direito à educação encontra-se em qual legislação brasileira?
Assinale a alternativa correta:A gestão escolar tem como princípio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até prefeitos. Tais características denominam a gestão escolar como:
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do:I - Do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. II - Das avaliações institucionais. III - Das avaliações dos cursos. IV - Das avaliações das disciplinas. V - Do próprio aluno.
Segundo SANTOS (2005, p. 23), avaliação de aprendizagem é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Para saber os tipos de avaliações que devem ser praticadas dizemos que podem ser, EXCETO:
Assinale a alternativa correta:Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são:
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta:Para a reflexão da relação entre _________________ e Educação, podemos usar o termo de 'Educação Ampla', ou seja, para além da educação formal ou escolar, pois, entende-se que ocorrem aprendizados e _________________ em outros espaços, especialmente nos _________________________ dos movimentos sociais.
A tecnologia deve estar presente de forma crítica na escola. Os recursos digitais devem ser aliados às práticas de ensino e ao projeto pedagógico. Além disso, é essencial educar para saber discernir a informação correta dentro de um mar de dados e entender que a internet vai além do Google ou das redes sociais. Usar ou não a tecnologia na educação já não é mais tema de debate. A nova pauta é saber qual a melhor forma de usufruir desse recurso e como vamos alfabetizar nossos alunos para a linguagem tecnológica. Sobre o assunto, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta:( ) A Tecnologia resume-se à internet. ( ) A Tecnologia é um grande mecanismo de aprendizagem. ( ) A tecnologia é importante para compreensão crítica do mundo. ( ) A tecnologia deve ser utilizada para ajudar a educação. ( ) A tecnologia é apenas sinônimo de redes sociais.A sequência correta de cima para baixo é:
Assinale a alternativa correta. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Trata-se de um conjunto de normas que tem como objetivo proteger:
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