(1,0)
Esse modelo de administração pública foi desenvolvido como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista, buscando maximizar os controles administrativos. Teve como ponto de partida a desconfiança generalizada nos administradores públicos e nos cidadãos que lhes dirigem demandas e, por isso, desenhou controles rígidos dos processos e atribuiu ao funcionário, como principal tarefa, o exercício do controle. O trecho refere-se
Que conceito se refere, em sentido amplo, às próprias condições substantivas e materiais de exercício do poder, de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado?
O planejamento nas organizações é dividido em níveis. O nível em que é chamado de ações programadas ou plano de ações, pois deve refletir a necessidade de variados recursos, servindo também para comprometer as pessoas com esses planos, é o nível
Criticando a racionalidade absoluta subjacente ao modelo econômico clássico, Herbert Simon e o grupo que ele coordenou no Carnegie Institute of Technology propuseram o conceito de que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo assim uma única racionalidade tida como superior. Nasce assim o conceito de racionalidade limitada. Tais conceitos, de racionalidade absoluta e racionalidade limitada, são a principal base de qual teoria administrativa?
A principal finalidade da administração por processos é a orientação para a eficiência e a eficácia das atividades cotidianas, com objetivos específicos de desempenho, como o atendimento de um pedido no menor tempo possível. As funções envolvidas em um processo são administradas em seu conjunto, por meio de uma equipe. A adoção da administração por processos é também chamada de
Ao administrador são necessários três tipos de competências: as técnicas, as humanas e as
Quanto mais produção uma organização consegue gerar a partir de um determinado insumo, mais produtiva ela é. Critérios de produtividade são sinônimos dos parâmetros de
Nos anos 1920, um industrial francês conhecido pelo nome de Henri Fayol escreveu que todos os gerentes executam cinco funções: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente, o uso dessas funções da administração como maneira de classificar o cargo do gerente ainda é bastante difundido, no entanto costuma-se condensá-las em apenas quatro. Para isso, as funções “coordenação” e “comando” foram substituídas pela função
De acordo com a teoria da administração de conflitos, há cinco opções que um gerente pode utilizar para resolução de um conflito, dentre elas, o afastamento ou a eliminação de um conflito, que se refere à
A cultura organizacional pode criar disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e de adaptação nas organizações. Assim, um indivíduo, ao chegar a uma organização, deve passar por um processo de aquisição de comportamentos ou regras de conduta, associados aos papéis que vai desempenhar. Qual é o nome do processo por meio do qual os indivíduos aprendem e adquirem a cultura de uma organização?
Recuperar senha