(1,0)
O choque é uma condição com risco de vida em razão de diversas causas subjacentes. Caracteriza-se pela perfusão tissular inadequada que, quando não tratada, resulta na morte celular. Sobre esse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Choque neurogênico.
2. Estágio compensatório do choque.
3. Estágio progressivo do choque.
4. Choque hipovolêmico.
5. Estágio irreversível.
( ) O coração sobrecarregado se torna disfuncional. A incapacidade do corpo de satisfazer as demandas de oxigênio produz isquemia e os mediadores bioquímicos causam depressão miocárdica. A função autorreguladora da microcirculação falha, resultando em permeabilidade capilar aumentada, comprometendo a perfusão celular.
( ) A insuficiência renal e hepática composta pela liberação de toxinas de tecido necrótico cria uma acidose metabólica avassaladora.
( ) Estado de choque que resulta da perda do tônus simpático, provocando hipovolemia relativa.
( ) Vasoconstrição, frequência cardíaca elevada e contratilidade aumentada. O corpo desvia o sangue de órgãos como pele, rins e trato gastrointestinal para o coração e o cérebro.
( ) A diminuição do volume intravascular resulta em menor retorno venoso do sangue para o coração e no subsequente enchimento ventricular diminuído.O enchimento ventricular diminuído resulta em redução do volume sistólico e em débito cardíaco diminuído.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.