(1,0)
Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%. Considerando o caso clínico precedente, julgue o item que se segue.A PEEP apresentada poderá promover alteração hemodinâmica, como aumento da pressão intratorácica, diminuição do retorno venoso e redução do débito cardíaco.
Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%. Considerando o caso clínico precedente, julgue o item que se segue.No modo ventilatório, o disparo no ciclo respiratório controlado ocorre a fluxo ou a pressão, e, no ciclo respiratório assistido, a tempo.
Uma paciente jovem, vítima de acidente automobilístico, estava em ventilação mecânica invasiva, com os seguintes parâmetros: modo assistido/controlado; pressão controlada de 16 cmH2O; tempo inspiratório de 1,8 segundo; PEEP de 20 cmH2O; frequência respiratória de 10 rpm; e FiO2 de 100%. Considerando o caso clínico precedente, julgue o item que se segue.A FiO2 ajustada resulta na formação de radicais livres, atelectasia de reabsorção e alteração na membrana alvéolo arterial.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoo volume corrente da paciente foi de 0,5 L/M.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoa paciente apresentou um índice de respiração rápida e superficial maior que 105 respirações/L/min.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoa extubação pode ser realizada porque o TRE na paciente foi positivo.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoa pressão de suporte, de 5 cmH2O a 7 cmH2O, é considerada como um TRE, tendo como vantagem o controle da FiO2 e a monitoração da função respiratória constante.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoa ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV) é um modo de desmame ventilatório que apresenta como principal desfecho a redução do tempo desse tipo de desmame.
Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) !35 cmH2O.Nesse caso clínicoa paciente apresenta fatores de risco para a falência respiratória, tendo como indicação o uso da ventilação não invasiva (VNI) preventiva.
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.O diagnóstico clínico da FMA-UTI pode ser realizado utilizando-se o escore de força muscular Medical Research Council (MRC), por meio da avaliação da força de seis grupos musculares dos membros superiores e dos membros inferiores.
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.Um homem com cinquenta anos de idade, com FMA-UTI e extensão de joelho, com contração visível sem movimento do membro, apresenta grau III de força muscular.
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.De acordo com o Medical Research Council (MRC), escore menor ou igual a 48 caracteriza o diagnóstico de FMA-UTI.
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.Cicloergômetro, eletroestimulação neuromuscular transcutânea, e prancha ortostática são dispositivos coadjuvantes durante o processo de mobilização precoce.
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.A escala de funcionalidade FSS-ICU (functional status score) contempla o domínio atividades na perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
Tendo em vista que a fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMA-UTI) é frequente e contribui para o aumento da morbimortalidade dos pacientes em estado crítico, julgue o item, a seguir.A mobilização precoce por meio da prescrição de exercício físico tem como características a prevenção e a intervenção das complicações resultantes do imobilismo na UTI, e só deverá ser iniciada a partir do momento em que o paciente apresentar nível de consciência para realizar os exercícios.
Recuperar senha