(1,0)
Depois do almoço, Nayara resolveu tirar um cochilo, mas acabou perdendo a hora e foi levantar depois de dormir 7/20 horas de um dia. Quantas horas Nayara dormiu?
Três amigos estão em uma corrida de moto. O capacete de um deles é preto, o de outro é azul, e o de outro é branco. As motos desses amigos são das mesmas cores que os capacetes, mas somente Paulo está com capacete e moto da mesma cor. Nem o capacete e nem a moto de Fred são brancos. Antônio está com a moto preta. Sendo assim
Considere os conjuntos A={a, b, c, d, f} e B={c, f, g}. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou pertencem a B.
Se calcularmos 6,5% de 130, obtemos o valor de
Observe a sequência a seguir
35; 46; 57; 68; ...
Qual é o sétimo termo?
Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.
Assinale a alternativa CORRETA.Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:
“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.Coluna 1I. Objetivos educacionais em Arte.II. Conteúdos escolares em Arte.III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.IV. Meios de comunicação escolares em Arte. Coluna 2( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA.Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:
Assinale a alternativa CORRETA.A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
Assinale a alternativa CORRETA.A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:
Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.( ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.( ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.( ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.( ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.( ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Recuperar senha