(1,0)
No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.
Humanização, contexto social e reconstrução histórica são características do gênero reportagem.
A coluna, texto de estilo livre e pessoal, e o editorial, texto que expressa a voz da empresa jornalística, são gêneros de opinião.
Com relação ao texto no webjornalismo, julgue o item seguinte.
Recomenda-se que o texto para a Web contenha parágrafos e períodos curtos.
Considerando que no meio jornalístico se diz que, quando um cachorro morde um homem, não há notícia, mas, se um homem morde um cachorro, há uma notícia, e uma notícia sensacional, julgue o item subsequente, acerca de notícia.
Define-se notícia como a comunicação de uma ocorrência que atinge a comunidade, causando-lhe horror.
No Ocidente, adota-se, para a notícia, o formato de pirâmide invertida, relatando-se uma série de fatos a partir do fato mais interessante ou mais relevante.
A notícia de que um homem mordeu um cachorro cativa o leitor pela emoção e surpresa, dada a inversão de papéis do homem e do cachorro.
O ataque humano a um cão é notícia porque envolve o exótico, o antropomorfismo e constitui um atentado aos direitos dos animais.
A respeito da redação no telejornalismo e no radiojornalismo, julgue o item que se segue.
A repetição de palavras na televisão e no rádio, assim como ocorre no jornalismo impresso, prejudica a compreensão da notícia.
Ao redigir uma notícia para a televisão ou para o rádio, o jornalista deve imaginar que está contando uma história a alguém, exigindo-se, ainda, no caso da televisão, que a imagem esteja em sintonia com o texto.
O texto das notícias a serem veiculadas na televisão ou no rádio deve obedecer à norma culta da língua portuguesa, não se admitindo que tenha traços de coloquialidade.
O emprego da voz passiva nos textos para a Web atrai o leitor em uma época em que as pessoas costumam correr os olhos pela tela.
Em se tratando de webjornalismo, o jornalista não precisa estruturar o texto, podendo escrever livremente, uma vez que um dos preceitos da Web é a liberdade de publicar e editar textos a qualquer hora.
O conceito tradicional de marca engloba um conjunto de imagens, em geral, um nome, um logotipo e um slogan. Nos últimos anos, foi incorporada a esse conceito a representação da experiência que a marca proporciona aos clientes. Considerando essas informações, julgue o item subsequente.
Os sinais de qualidade de um produto ou marca percebidos pelo consumidor englobam preço, aparência física e reputação do ponto de venda ou do local onde a marca aparece ou está exposta.
Uma das estratégias de promoção de uma marca se baseia em gerar, de forma direta ou indireta, medo no consumidor no sentido de fazê-lo acreditar que, se ele não comprar determinado produto, poderá ficar menos seguro, menos saudável, menos feliz ou menos realizado.
Uma das estratégias de construção de uma marca de sucesso é a narração de histórias, como é o caso da marca Disney, que remete a personagens coloridos, graciosos e divertidos.
Recuperar senha