(1,0)
Os cistos de lâmina dentária são pequenos nódulos bastante comuns na cavidade bucal dos recém-nascidos. Sua denominação e nomenclatura baseiam-se na localização e características, sendo constituídos pela mesma estrutura histológica, de dimensões entre 1 e 3 mm, de coloração esbranquiçada ou amarelada.Diante disso, relacione as colunas abaixo de acordo com a nomenclatura do cisto e a sua descrição.Coluna 1 Cisto 1. Pérolas de Epstein 2. Nódulos de Bohn 3. Cistos gengivais do recém-nascidoColuna 2 Descrição ( ) Encontrados ao longo das faces vestibular e lingual das cristas dentárias, derivadas de tecidos das glândulas mucosas. ( ) Encontrados na crista alveolar, derivados dos remanescentes da lâmina dentária. ( ) Localizados ao longo da rafe palatina mediana, derivados do tecido epitelial aderido ao longo da rafe do feto em crescimento.Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considerando uma criança de 27 quilos, a dose de amoxicilina prescrita deve ser:
Com relação aos processos endo-pério, está correto afirmar.
O trabalho da ortodontia junto com a periodontia pode ser primorosa para o restabelecimento da saúde periodontal do paciente. Em certas situações, a extrusão ortodôntica é indicada
Para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e tratamento das lesões de furca, classificou-se o envolvimento de furca baseado na quantidade de tecido periodontal destruído na área inter-radicular, e o grau de exposição radicular horizontal, ou perda de inserção dentro complexo radicular. A perda horizontal dos tecidos de suporte não excedendo 1/3 da largura do dente e a destruição horizontal (lado a lado) dos tecidos de suporte na área de furca, são classificados respectivamente como grau
As cirurgias mucogengivais visam melhorar o ambiente periodontal pelo aumento da gengiva inserida e pela cobertura radicular. Com relação às técnicas cirúrgicas mucogengivais, é correto afirmar.
A Regeneração Tecidual Guiada pode ser utilizada para a regeneração do tecido periodontal em defeitos intra-ósseo e em áreas de envolvimento da bifurcação causadas pelas doenças periodontais. Está correto afirmar.
As metas de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas destacam a necessidade de aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global. O Brasil tem avançado, em maior proporção, na geração de um tipo de energia elétrica sustentável que apresenta menor risco de ocorrência de danos e desastres ambientais.
Trata-se da produção de energia:
No que diz respeito aos conceitos da internet, pode-se afirmar que:
I. um termo tem por significado baixar ou transferir dados de uma página para o computador de um usuário, como no caso de um edital em formato PDF, referente a um concurso público;
II. uma sigla tem por significado o endereço web que se digita na barra de endereços de um browser para se chegar a um site, como por exemplo https://www.google.com.br/.
O termo e a sigla são, respectivamente:
Um paciente desdentado total superior apresenta dentes na região ântero-inferior e ausência de dentes posteriores bilaterais (Classe I de Kennedy). Ao exame clínico observou-se a presença de reabsorção óssea na região anterior da maxila, hiperplasia papilar palatina, aumento volumétrico das tuberosidades, extrusão dos dentes naturais inferiores. Estas características evidenciam um quadro de:
Acredita-se que a articulação têmporo-mandibular (ATM) apresenta aspectos anatômicos, histológicos e funcionais de interesse para o estudo da oclusão e DTM. Baseado na anatomia da ATM com relação às questões abaixo é incorreto afirmar que:
São informações relativas à classificação profética PF-2 de Misch:
Para a execução de determinado procedimento analítico, orienta-se o seguinte para a diluição da amostra de sangue: realizar a diluição da amostra de plasma sanguíneo em soro fisiológico (0,9% de NaCl) na proporção de 1:5. Considerando a necessidade de diluição da amostra e que o técnico em patologia clínica deve possuir conhecimentos suficientes para proceder com a análise, marque a alternativa que descreve corretamente a quantidade em microlitros de amostra de plasma sanguíneo e de soro fisiológico a 0,9% de NaCl que devem ser utilizados para o preparo de 0,5 ml dessa diluição.
Alguns reagentes utilizados nos laboratórios de análises clínicas, denominados corantes, são empregados para coloração de amostras biológicas impregnadas em lâmina microscópica para posterior análise do bioquímico, farmacêutico ou biomédico. Essa prática permite a análise de variados tipos de amostras, graças à finalidade para a qual cada um dos corantes foi desenvolvido.Sobre a utilização de corantes laboratoriais para a realização de exames laboratoriais, considere as afirmativas a seguir:I - A coloração do esfregaço sanguíneo para realização da contagem diferencial dos leucócitos e análise da morfologia das hemácias pode ser feita com um kit rápido de coloração denominado panótico. II - O kit para realização da coloração de Ziehl Neelsen é aplicado usualmente na pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), em amostra de escarro. III - O kit para coloração de GRAM é empregado em diversos materiais biológicos, como secreções, urina, fezes e escarro, e sua finalidade é classificar as bactérias em gram positivas (cor rosa) e gram negativas (cor roxa).Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia os trechos a seguir, extraídos de procedimentos operacionais padrão dos métodos de análise parasitológicos, para responder a essa questão.I - Preparar uma suspensão de 1 parte de fezes, para aproximadamente 10 partes de água; filtrar para um cálice de sedimentação, usando gaze dobrada 4 vezes; acrescentar mais água até que o nível líquido fique a aproximadamente 2 cm da borda do cálice; deixar sedimentar, no mínimo, por 2 horas; e executar a leitura do sedimento entre lâmina e lamínula. II - Colocar cerca de 3g a 4g de fezes no centro de um quadrilátero de gaze, previamente dobrada 4 vezes; unir as pontas da gaze em diagonal e fixar o conjunto na borda de um cálice de sedimentação com o auxílio de um "clips" para papel; colocar água à temperatura de 40 a 42 graus centígrados pelas paredes do cálice, de forma que as fezes fiquem parcialmente submersas; deixar em repouso por 1 hora; retirar, com uma pipeta, uma amostra do líquido do fundo do cálice; e examiná-la. III - Preparar uma suspensão de fezes em solução saturada de cloreto de sódio na proporção de 1:10; filtrar, em gaze dobrada 4 vezes, para um tubo de Wassermann, até bem próximo da borda; com uma pipeta ou contagotas, acrescentar mais solução até a formação de um menisco positivo; colocar uma lamínula sobre o tubo, de forma que entre em contato com o líquido; deixar em repouso por 5 a 10 minutos; transferir a lamínula para uma lâmina com uma gota de lugol; e examinar.Fonte: MACEDO, H. W. Exame parasitológico de fezes. Universidade Federal Fluminense. Niterói – RJ, 2010. Disponível em: https://www.professores.uff.br.... Acesso em: 16 jun. 2022.Os métodos parasitológicos em I, II e III correspondem, respectivamente, ao
Recuperar senha