Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: COPEL-PR x
#36197
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Quanto ao Plano de Curso, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Depois, escolha a alternativa CORRETA

I. Define-se plano como sendo um conjunto de medidas ou providências a serem tomadas para a realização de um determinado evento. 

II. O plano ou projeto se constitui naquilo que se tem a intenção de fazer. 

III. O Plano de Curso proporciona ao aluno, ao professor e a toda a comunidade uma visão da trajetória e do perfil do curso. 

IV. Uma leitura atenta facilitará o desenvolvimento correto das várias fases e mostrará também literatura, endereços eletrônicos, bibliografia e tópicos complementares que deverão ser trabalhados no curso.

#36196
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

O diagnóstico das necessidades de treinamento permite que se façam algumas considerações. Leia as frases a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas: 

I. Uma análise de necessidade de treinamento é a identificação do que um colaborador ou um grupo tem que aprender, no sentido de preencher a lacuna existente entre o êxito presente e o nível de êxito que é solicitado. 

II. Assistirá a organização, através de seu órgão de treinamento, a identificar quais são as necessidades de treinamento e quais serão os custos necessários. 

III. O diagnóstico das necessidades de treinamento deve se constituir num processo meticuloso e apoiado em fatos concretamente apurados. Para tanto, devem-se levar em consideração três aspectos: 1º) as necessidades reais nem sempre são percebidas e, quando o são, nem sempre a percepção ocorre com lucidez; 2º) as necessidades percebidas nem sempre são expressas e, quando o são, nem sempre expressam de maneira clara; 3º) as necessidades expressas nem sempre são satisfeitas e, quando o são, nem sempre ocorre da maneira mais conveniente. 

IV. Devem-se levar em conta essas prerrogativas assinaladas no item anterior, pois essas falhas podem comprometer os resultados da análise das necessidades de treinamento.

#36195
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
médio

(1,0)

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

#36194
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia as alternativas abaixo e marque a INCORRETA:

#36193
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

"A Aprendizagem Vivencial" é um tipo de aprendizagem que tem como especificidade ser "plena de sentido" para o treinamento e apresenta como características, EXCETO:

#36192
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0)

Com a relação à formação de grupos de trabalho em atividades pedagógicas com adultos, assinale a alternativa INCORRETA:

#36191
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
médio

(1,0)

O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:

#36190
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
fácil

(1,0)

Assinale a alternativa INCORRETA:

#36189
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia as assertivas a seguir e marque V para as alternativas verdadeiras e para as falsas

I. A realidade do século XXI vem quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto somente para exercer suas funções na sala de aula. 

II. A função do pedagogo na empresa pode ser considerada a mesma função dos profissionais que trabalham com recursos humanos, no sentido de seleção para cargos e salários. 

III. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica. 

IV. Diante da atual realidade em que se encontra a sociedade, a educação tem se transformado na mola mestra para enfrentar os desafios que se articulam dentro dessa mesma sociedade e em todos os seus segmentos, desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico, marca da tão inovadora e desafiadora era da informação.

#36188
Concurso
COPEL-PR
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
PUC-PR
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
3
fácil

(1,0)

Leia as ideias abaixo e julgue se estão CORRETAS ou INCORRETAS

I. O moderno cenário da educação se destaca no século XXI com novas expectativas para o profissional pedagogo que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação on-line etc. Enfim, uma nova estrutura se firma na sociedade. 

II. A sociedade do conhecimento exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para a atuação neste cenário competitivo. 

III. A educação em espaços não escolares não confirma a discussão sobre a expansão do mercado de trabalho. O pedagogo restringe sua atuação ao espaço escolar, tornando a escola o exclusivo ambiente de trabalho, fato este que não permite uma nova redefinição da atuação desse profissional. 

IV. Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros ambientes formam, hoje, o novo cenário de atuação do pedagogo, que transpõe os muros da escola para prestar seu serviço nesses locais, espaços até então restritos a outros profissionais.