(1,0)
Acerca do planejamento participativo, julgue o item subsequente.
O planejamento participativo compreende o diagnóstico da realidade dos alunos
O planejamento participativo é feito com base nas necessidades dos docentes, considerando-se as necessidades dos alunos apenas se os pais e responsáveis solicitarem explicitamente a inclusão destas no plano
A convivência harmoniosa entre os membros de uma comunidade escolar constitui um princípio do planejamento participativo
Julgue o item seguinte, referente à competência.
Cabe ao educador participar da administração da escola e manter-se em contínuo processo de formação
A formação de esquemas de mobilização de conhecimentos, que são empregados nas práticas sociais, é propiciada pelo desenvolvimento de competências
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue o item a seguir.
O calendário escolar deve adequar-se às peculiaridades de cada sistema de ensino, podendo a carga horária prevista para o ano letivo ser reduzida
A educação básica pode ser organizada em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios
A gestão democrática é um princípio que se aplica tanto à rede pública de ensino como à rede privada
A autorização e o reconhecimento de cursos superiores podem ser feitos a qualquer tempo, garantindo-se, assim, o credenciamento das instituições de ensino superior pelo Estado
A respeito de projeto político-pedagógico, julgue o item subsecutivo.
O processo de formação continuada dos docentes é um tema que deve constar do projeto político-pedagógico
Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico incluem a qualidade e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola
A construção do projeto político-pedagógico compreende a análise dos elementos que constituem o trabalho pedagógico de dada realidade
No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue o próximo item.
O currículo, como uma narrativa étnica e racial, restringe a discussão sobre raça, tornando-a apenas um tema transversal
De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural
O modelo de currículo proposto por Bobbitt integra a teoria pós-crítica de currículo, cujo foco é a economia
Recuperar senha