Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: CFP x
#149140
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Alguns princípios e práticas aplicados à administração remetem ao papel do psicólogo escolar na gestão educacional. De acordo com essa perspectiva, julgue o item que se segue.
Os critérios de avaliação do processo educativo devem ser iguais, permanentes e eficazes.

#149139
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Alguns princípios e práticas aplicados à administração remetem ao papel do psicólogo escolar na gestão educacional. De acordo com essa perspectiva, julgue o item que se segue.
A formação continuada deve ser uma constante entre os professores.

#149138
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Alguns princípios e práticas aplicados à administração remetem ao papel do psicólogo escolar na gestão educacional. De acordo com essa perspectiva, julgue o item que se segue.
O planejamento do currículo da escola deve objetivar o crescimento pessoal, as habilidades de vida e o aprender a aprender.

#149137
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Alguns princípios e práticas aplicados à administração remetem ao papel do psicólogo escolar na gestão educacional. De acordo com essa perspectiva, julgue o item que se segue.
A integração escola-comunidade-família deve ser aplicada com restritiva moderação.

#149136
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue o item a seguir, relativos à área da psicologia hospitalar.
É correto afirmar que a psicologia hospitalar não possui um modelo teórico próprio, o que pode ser explicado, em parte,pela diversidade teórico-filosófica da psicologia como um todo e pelo predomínio de modelos psicodinâmicos no ensino da psicologia, com ênfase em aplicações clínicas individuais e em saúde mental.

#149135
Concurso
CFP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Julgue o item a seguir, relativos à área da psicologia hospitalar.
Seria possível considerar o psicólogo hospitalar como um especialista em psicologia da saúde se ele foi definido com o um profissional da análise do comportamento humano que busca compreender e interferir nos transtornos de comportamentos cotidianos, tais como fumar, consumir álcool e comer em excesso, os quais contribuem para o desenvolvimento de enfermidades crônicas, passíveis de internação e típicas do tempo atual.

    #149134
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
    A comunicação é capaz de influenciar os indivíduos na busca dos objetivos organizacionais e fazer com que eles se comprometam com a organização.

    #149133
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Solicitou-se a dois psicólogos hospitalares que classificassem, em grupos específicos e conforme critérios definidos por cada um deles, os agentes farmacológicos utilizados no tratamento de transtornos de comportamentos de pacientes hospitalizados. O primeiro psicólogo classificou os agentes farmacológicos em três grupos: drogas psicotrópicas, psicoativas e psicoterápicas. O segundo psicólogo classificou os agentes farmacológicos em quatro grupos: drogas neurolépticas, antidepressivas, antimaníacas e ansiolíticas.
    A respeito das classificações citadas nesta situação hipotética, julgue o item a seguir.
    A classificação adotada pelo primeiro psicólogo, além de mais simples, é funcionalmente mais adequada que a adotada pelo segundo psicólogo.

    #149132
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Solicitou-se a dois psicólogos hospitalares que classificassem, em grupos específicos e conforme critérios definidos por cada um deles, os agentes farmacológicos utilizados no tratamento de transtornos de comportamentos de pacientes hospitalizados. O primeiro psicólogo classificou os agentes farmacológicos em três grupos: drogas psicotrópicas, psicoativas e psicoterápicas. O segundo psicólogo classificou os agentes farmacológicos em quatro grupos: drogas neurolépticas, antidepressivas, antimaníacas e ansiolíticas.
    A respeito das classificações citadas nesta situação hipotética, julgue o item a seguir.
    A classificação adotada pelo segundo psicólogo, embora correta e tradicionalmente utilizada, é menos válida hoje que o foi no passado recente, uma vez que, atualmente, muitas drogas antidepressivas são usadas para tratar ansiedade e que algumas substâncias ansiolíticas são utilizadas como medicação adjunta para tratar psicoses.

    #149131
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

    Identificação e reconhecimento dos pontos fortes do aluno, de forma a fortalecer sua auto-estima.

    #149130
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Um psicólogo escolar, ao analisar a situação hipotética descrita no texto III, deveria diagnosticar que

    o tipo de interação professora-aluno produziu o fenômeno da “profecia auto-realizadora”.

    #149129
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

    Estabelecimento de um perfil infantil geral e utilização do mesmo como ponto de partida para o trabalho em sala de aula.

    #149128
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

    Estabelecimento de uma ponte entre o conhecimento formal que deseja ensinar e o conhecimento prático que a criança apresenta.

    #149127
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

    Apresentação das mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, proporcionando a busca da homogeneidade no processo de aquisição do conhecimento.

    #149126
    Concurso
    CFP
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    João tem onze anos de idade e cursa pela segunda vez a 3.a série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia. No início do ano letivo, a professora de João do ano anterior informou à nova professora acerca das dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentava, especialmente em Matemática, explicando que ele era preguiçoso, não gostava de estudar e tampouco era estimulado pela família a prosseguir nos estudos. João geralmente sentava-se no fundo da sala. No horário contrário ao da escola, ele vendia balas e frutas nos sinais de trânsito para ajudar no orçamento da família. A mãe de João era chamada freqüentemente à escola, pela nova professora, para ser informada acerca do baixo desempenho escolar do filho. A nova professora atribuiu as dificuldades de João ao fato de ele ser proveniente de um nível sociocultural baixo, à falta de estímulo familiar e ao seu desinteresse em aprender.
    Considerando ainda a situação hipotética apresentada no texto, julgue o item abaixo constituem estratégias de ensino-aprendizagem que a professora poderia implementar em sala de aula com vistas a contribuir para um melhor desempenho escolar de João.

    Implementação de um programa de educação compensatória, minimizando, assim, os efeitos deletérios do ambiente social e familiar sobre o desenvolvimento do aluno.