(1,0)
Leia o texto a seguir:
Colocar as contribuições dos cientistas das grandes empresas acima das contribuições intelectuais dos lavradores do Terceiro Mundo ao longo de 10.000 anos – contribuições à conservação, à criação de variedades, à domesticação e ao desenvolvimento de recursos genéticos animais e vegetais – é um ato baseado em descarada discriminação social. [...] Os lavradores, que são os guardiões do germoplasma, têm que ser espoliados para permitir que a nova colonização aconteça. Como no caso da colonização da terra, a colonização de processos de vida terá um sério impacto na agricultura do Terceiro Mundo. Primeiro, irá minar a estrutura cultural e ética das sociedades agrícolas. Por exemplo, com a introdução de patentes, as sementes – que até agora têm sido tratadas como presentes e trocadas livremente entre lavradores – tornar-se-ão mercadorias patenteáveis.
(SHIVA, V. Biopirataria: A pilhagem da natureza e do conhecimento, Petrópolis: Vozes, 2001, pp.77-78.)
Tendo como base o texto, atribua F (falso) ou V (verdadeiro) para as afirmativas a seguir:
( ) As sementes patenteadas são uma nova forma de dominação ética e cultural das sociedades em processo de desenvolvimento.
( ) As sociedades agrícolas discriminam socialmente as grandes empresas, pois elas são portadoras das produções dos cientistas.
( ) As trocas livres de conhecimento milenar entre os agricultores propiciaram a estrutura ética de apropriação da vida.
( ) As contribuições intelectuais dos lavradores foram espoliadas no atual processo de apropriação dos recursos genéticos.
( ) O conhecimento milenar estruturado dos agricultores não foi adquirido pelas grandes empresas, para receberem em troca o direito de patentes.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.