(1,0)
Em 2010, foi encaminhada à SETEC/MEC uma proposta de parecer contendo cinco possibilidades de formação de professores para a EPT: quatro resultantes dos debates promovidos nos anos de 2006 e 2007 e uma constante na Resolução CNE/CP 02/1997. (PACHECO, 2012, p. 82) De acordo com essas propostas, a formação de professores para a EPT NÃO é possibilitada por intermédio de cursos de
Segundo Veiga (2002), a abordagem do projeto político-pedagógico como organização do trabalho da escola, em sua totalidade, fundamenta-se em princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.Um dos princípios apresentados por essa autora é a(o)
“Embora Currículo e Didática tenham-se construído como campos independentes, pelo menos no Brasil, tendo em vista, sobretudo o objeto de estudo que vieram enfatizando, a sua complementaridade seria uma necessidade que se impõe, numa concepção dialética da educação e do ensino. Ao lado disso, os campos envolvem interseções pelas quais estudam temas comuns.”(OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. PACHECO, José Augusto Brito (orgs.). Currículo, didática e formação de professores. Papirus, 2013, p.27.)No debate entre Currículo e Didática, um dos pontos de convergência é a
Uma teoria se define pelos conceitos que utiliza para conceber a “realidade”. Associe as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas às suas respectivas palavras-chave.TEORIAS1. Tradicionais2. Críticas3. Pós-críticasPALAVRAS-CHAVE( ) multiculturalismo.( ) ensino e aprendizagem.( ) identidade, alteridade, subjetividade.( ) representação, cultura, saber-poder.( ) capitalismo, currículo oculto, resistência.( ) metodologia, objetivos, planejamento.( ) ideologia, reprodução cultural e social.( ) gênero, raça, etnia, sexualidade.( ) emancipação e libertação.A sequência correta encontrada é
A teoria de Vigotski deixou importantes contribuições para a educação escolar como os estudos sobre o ensino desenvolvimental. Para Davidov (1988), “um dos problemas centrais da psicologia do desenvolvimento e da educação é descobrir conexões entre o desenvolvimento da psique das crianças e sua educação e formação”.O estudo dessas conexões é necessário para se compreender a(o):I- vínculo entre o desenvolvimento psicológico e os sistemas educativos.II- eficácia em relação ao desenvolvimento motricional dos alunos em formação.III- influência psicossocial da educação e do ensino na formação das pessoas.IV- relação linear entre a educação formal e informal materializada na vivência humana.V- dependência interna que o desenvolvimento da psique exerce em relação a um determinado sistema de educação.VI- construção do conhecimento como uma relação dialética entre a atividade cognitiva e o meio cultural.Estão corretas apenas as afirmativas
Analise os conceitos que dispõem sobre a estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, de acordo com a Lei 11.091/2005, e marque (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.( ) Plano de carreira é o conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.( ) Nível de classificação é o conjunto de cargos em diferentes hierarquias, distribuídos a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições.( ) Padrão de vencimento é a posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.( ) Nível de capacitação é a posição do servidor na matriz hierárquica dos padrões de vencimento em decorrência da experiência profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.A sequência correta encontrada é
Associe os ícones do MS Office Word 2007 às suas respectivas funções.
A sequência correta encontrada é:
Referindo-se à Lei 9.394/96 (LDB), no que tange à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, pode-se afirmar que:I- a forma subsequente é ofertada para quem já tenha concluído o ensino médio.II- o ensino médio, atendida a formação geral do educando, deverá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.III- o desenvolvimento de projeto pedagógico unificado, na forma integrada, pode ser feito em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade.IV- os diplomas de educação técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão ao prosseguimento de estudos na educação superior, quando registrados.São corretas apenas as afirmativas.
Os números I, II, III e IV destacados na estrutura do padrão ofício correspondem, respectivamente, a:
Para selecionar um texto a ser copiado no MS Office, Word 2007, utiliza-se o seguinte conjunto de teclas:
Os protocolos de envio e recebimento de mensagens, em um serviço de correio eletrônico, são respectivamente,
O programa Libre Office Calc permite realizar cálculos por meio de números e de fórmulas armazenadas em células. Considere A1=7, A2=5, A3=4, B1=9, B2=2, B3=1, e utilize a expressão =SOMA(A2:B3) O valor a ser calculado na célula C3 é
Um determinado servidor público federal apropriou-se de recursos financeiros de que tinha a posse em razão do cargo que ocupava. Diante dessa situação, é correto afirmar que ele incorreu no crime denominado
Conforme a Lei 8.429/92, são atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário:I- deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo.II- permitir a realização de despesas não autorizadas em lei.III- facilitar para que terceiro se enriqueça ilicitamente.IV- frustrar a licitude de processo licitatório.V- negar publicidade aos atos oficiais.São corretos apenas os itens
De acordo com a Lei 8.112/90, a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, denomina-se
Recuperar senha