(1,0)
A respeito das estruturas gramaticais e do emprego dos vocábulos no texto III, julgue os itens a seguir.
O processo interativo de leitura está descrito, entre as linhas 2 e 6, por meio de uma seqüência de orações coordenadas
Julgue os seguintes itens, referentes às idéias do texto III.
No final do texto, o autor apresenta uma crítica social, apontando o domínio deliberado de uns sobre os outros por meio da perpetuação do analfabetismo.
O trecho "Quem lê (...) no texto" (L.2-6) induz à conclusão de que o leitor é co-autor dos textos que lê, visto que a interpretação faz parte do processo de leitura.
O primeiro período (L.1-2), pelo seu sentido, poderia, sem prejuízo para a coerência do texto, ser colocado após o terceiro período (L.2-6).
Com referência às idéias e estruturas dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
No texto I, mantendo-se a correção gramatical, a forma verbal "perca" (L.11) poderia ser substituída pela forma perde.
O último período do texto I pode ser reescrito, mantendo-se sua coerência com o restante do texto, da seguinte forma: Uma pessoa não perde a escolaridade de que se apropriou, ainda que possa vir a perder seus meios de sustento econômico.
De acordo com o texto I, os ganhos de qualidade de vida são mais fugazes que os econômicos, embora favoreçam a convivência social harmoniosa.
No relatório sobre o IDH, elaborado anualmente, são considerados fatores que fazem parte da própria identidade das pessoas e que não se baseiam em dados econômicos.
De acordo como o texto I, os ganhos de qualidade de vida são alicerces que permitem a uma sociedade diminuir a desigualdade social que apresenta.
Recuperar senha