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Klein (1946) via as crianças como se estivessem constantemente engajando-se em um conflito básico entre a pulsão de vida e a pulsão de morte, ou seja, entre bom e ruim, amor e ódio, criatividade e destruição. Em sua tentativa de lidar com essa dicotomia entre sentimentos bons e ruins, as crianças organizam suas experiências em
A visão psicodinâmica do trabalho busca a articulação das três racionalidades do trabalho: a racionalidade em relação à produção, a racionalidade em relação ao mundo social e a racionalidade com relação à
O DSM-V indica, no relato das características diagnósticas, que o transtorno por uso de álcool é definido por um agrupamento de sintomas comportamentais e físicos, os quais podem incluir abstinência, tolerância e
O DSM-V informa que, em transtorno de pânico, a presença de ataque de pânico está inclusa nos critérios diagnósticos, e o ataque de pânico não é usado como especificador. Um surto abrupto de medo ou de desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
A socialização continua por toda a vida. Na vida adulta, ela envolve a preparação da pessoa para adotar, com sucesso, papéis importantes. A adoção de um papel é frequentemente acompanhada pelo treinamento prático no trabalho. A socialização antecipatória envolve a preparação para um papel
O reconhecimento do indivíduo como sendo física e mentalmente distinto dos demais é apenas uma etapa na gênese do eu. Assim que nos tornamos capazes de nos distinguir dos outros, também passamos a ser capazes de reconhecer que cada pessoa enxerga o mundo de um ponto de vista diferente. A segunda etapa fundamental na gênese do eu é a
Christophe Dejours agrupa esquematicamente os diferentes componentes da ansiedade em três itens: ansiedade relativa à degradação do funcionamento mental e do equilíbrio psicoafetivo; ansiedade gerada pela “disciplina da fome” e a ansiedade relativa
De acordo com a concepção psicanalítica, pode-se admitir um esquema, simplesmente um pressuposto teórico, que permita explicar as interações anímicas que determinam a conduta humana em todas as suas expressões. Nesse sentido, a ligação entre o estritamente biológico e o “mental” estaria localizada numa instância chamada
No trabalho psicopedagógico preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo, uma vez que
David Kolb desenvolveu o conceito de que, para o aprendizado ser bem-sucedido, o indivíduo necessita passar por um ciclo de aprendizagem composto por quatro fases: atividade, reflexão, teoria e
Uma prática consistente e coerente com a abordagem psicopedagógica solicita não apenas um bom manejo de técnicas de intervenção, mas fundamentalmente um bom manejo
Pode ser observada uma divergência entre treinamento e desenvolvimento. Enquanto o treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa para a execução de tarefas, o desenvolvimento é voltado para
Muitas das dimensões convencionais de treinamento e desenvolvimento foram questionadas e modificadas para atender às novas demandas das organizações. Uma dessas mudanças refere-se aos objetivos da aprendizagem que eram voltados à racionalidade e eficiência e passam a focar
Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada
Sirota, Mischkind e Meltzeri (2005) entendem que há três fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo. São eles:
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