(1,0) Acerca do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens subsecutivos. A elaboração do plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade depende das informações coletadas nos diagnósticos da situação arquivística de um órgão ou empresa privada.
(1,0) Acerca do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens subsecutivos. O diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista tem como objetivo principal a formulação de uma política arquivística para um conjunto de órgãos de uma mesma área de atuação.
(1,0) Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes. A elaboração padronizada de tipos/séries documentais, a implantação de sistemas de organização da informação e a aplicação de novas tecnologias aos procedimentos administrativos são atividades da fase de produção de documentos.
(1,0) Julgue os itens a seguir, acerca de teorias, princípios e terminologia vinculados à arquivologia Segundo o princípio da universalidade, compete ao arquivista apreender, compreender, estruturar, classificar, organizar e descrever a informação orgânica, registrada de modo global, antes de passá-la para uma etapa mais pormenorizada.
(1,0) Julgue os itens que se seguem, relativos à transferência e ao recolhimento de documentos digitais. O documento digital pode ser transferido ou recolhido em qualquer formato à instituição arquivística pública.
(1,0) Considerando o código de classificação e a tabela de temporalidade de documentos das atividades-fim e atividades-meio a serem adotados como modelo para os arquivos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, julgue os itens a seguir. As adaptações necessárias para a correta aplicação da tabela de temporalidade aos conjuntos documentais produzidos e recebidos nos órgãos e entidades do Poder Executivo federal deve ser feita pelo órgão central do Sistema Nacional de Arquivos.
(1,0) Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes. Os documentos a serem eliminados devem ser registrados no plano de destinação de documentos de arquivo.
(1,0) Com relação aos procedimentos de eliminação de documentos, julgue os itens subsequentes. Os editais de eliminação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo federal devem ser publicados no Diário Oficial da União.
(1,0) Acerca do sistema de gestão de documentos de arquivo (SIGA), julgue os itens a seguir. São órgãos setoriais do SIGA as unidades responsáveis pela coordenação das atividades de gestão de documentos de arquivo nos ministérios e órgãos equivalentes.
(1,0) Acerca do sistema de gestão de documentos de arquivo (SIGA), julgue os itens a seguir. O Conselho Nacional de Arquivos, formulador da política nacional de arquivos, é o órgão central do SIGA.
(1,0) Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos. Os documentos que tenham qualquer qualidade ou característica de valor intrínseco devem ser mantidos, se possível, em sua forma original. O conceito de valor intrínseco, portanto, não é relativo. Porém, a aplicação do conceito de valor intrínseco é relativa, visto que as opiniões sobre o valor intrínseco dos registros podem variar de arquivista para arquivista.
(1,0) Definir e utilizar formatos padronizados na elaboração de documentos digitais facilita a definição de técnicas de preservação digital e reduz custos, embora esses padrões não sejam perenes.
(1,0) No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. A classificação dos documentos deve refletir a organização e as funções/atividades do(s) órgão(s) que os produziram.
(1,0) No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. O arranjo documental se baseia em dois métodos, estrutural e funcional, e sua aplicação tem gerado controvérsias na literatura e na prática arquivística. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que não há a adoção de um método puramente estrutural ou funcional.
(1,0) No que se refere ao arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens. Comumente consideradas semelhantes pelos arquivistas brasileiros, as operações de classificação e arranjo são distintas, aplicadas na organização dos arquivos correntes e dos arquivos permanentes, respectivamente.
Recuperar senha