(1,0)
Quanto a essa questão, considere o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul – Resolução nº 2.288/1991 e suas alterações posteriores.Quanto à convocação extraordinária e à sessão legislativa extraordinária, assinale a alterativa correta.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome que se dá à ação produzida por um maciço de solo sobre as obras com ele em contato. A determinação é fundamental para a análise e o projeto de obras como muros de arrimo, cortinas de estacas-prancha, construção de subsolos, encontro de pontes, etc.
Assinale a alternativa que indica corretamente a ferramenta que auxilia o entendimento dos processos envolvidos no ciclo hidrológico de uma região através da quantificação das entradas e saídas de água de um sistema em um determinado intervalo de tempo, sendo o resultado a quantidade de água que permanece nesse sistema.
O instrumento que permite obter a velocidade de uma dada corrente de um escoamento a partir da medição de duas pressões é denominado:
Para efeito de projeto, os pilares podem ser classificados em pilares internos (intermediários), pilares de extremidade (laterais) e pilares de canto. Cada um desses tipos básicos corresponde a uma situação de projeto diferente. Considere a distribuição de pilares:
Assinale a alternativa correta quanto à classificação relativa à situação de projeto dos pilares P3, P5 e P6:
Assinale a alternativa que indica o modelo de administração pública em que a não distinção entre os bens públicos e privados aparece como sendo característica marcante.
A capacidade de tornar efetivas as decisões do governo referem-se à _____________, enquanto que a capacidade política, resultado da legitimidade do gestor público, refere-se à ______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
De acordo com a Lei Federal nº 4.320/1964, são classificadas como despesas correntes:
Os Créditos Adicionais, previstos na Lei nº 4.320/1964, referem-se às autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.
Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Os créditos suplementares são aqueles destinados ao reforço de dotação orçamentária.
II. Os créditos extraordinários são aqueles destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
III. Os créditos especiais são aqueles destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
Quais estão corretas?
De acordo com a Lei complementar nº 101/2000, qual o percentual máximo da receita corrente líquida que os Municípios e os Estados da Federação poderão destinar a despesas com pessoal, em cada período?
Em relação à execução da despesa orçamentária, nos termos do art. 58, da Lei nº 4.320/1964, temos que o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, diz respeito a qual estágio?
Compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivativas, e os desembolsos relacionados com a ação pública. A que se refere esta definição?
As despesas do setor público são classificadas em duas categorias econômicas: as despesas de capital e as despesas correntes. As despesas correntes correspondem a:
Estão relacionadas pelas demonstrações contábeis do setor público vigente, as seguintes demonstrações, EXCETO:
Na contabilidade pública, o saldo em espécie para o exercício seguinte será classificado no (a):
Recuperar senha