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Concurso: AL-MS x
#104036
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Segundo o artigo 19 do Decreto n° 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista, a prestação de serviços profissionais gratuitos ou com pagamentos simbólicos

#104035
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Entre as várias funções desempenhadas pelos jornalistas, previstas no Decreto n°83.284/1979, está o encargo de coletar informações e notícias sobre assuntos predeterminados. Essa tarefa é desempenhada pelo

    #104034
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    A notícia pode ser caracterizada como

    #104033
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    (1,0)

    A primeira delas trata-se de um espaço que é publicado com certa regularidade. A segunda procura explicar um fato noticiado e que tem desdobramentos.

    Essas são, respectivamente, definições de

      #104032
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      (1,0)

      A RAC − Reportagem Assistida por Computador é, inegavelmente, fruto dos avanços da informática e sua utilização é cada vez maior nas redações de todos os veículos de comunicação. Assim sendo, considere:

      I. O seu exercício está marcado pelo uso de planilhas de cálculo.

      II. Na coleta de material, desprezam-se as fontes primárias.

      III. Lança-se mão, prioritariamente, de bancos de dados.

      IV. Navega-se na Internet coletando inúmeras informações.

      Sobre a RAC, está correto o que consta APENAS em

      #104031
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      Segundo Antonio Celso Collaro, em Produção Gráfica: arte e técnica da Mídia Impressa (Pearson): A popularização dos recursos de informática não só levou os recursos da produção gráfica para muito mais pessoas, mas hoje permite aos profissionais de design produzir suas próprias fontes com muito mais facilidade, personalizando seus produtos com letras especialmente criadas para determinado fim. Assim sendo, as letras pertencem a várias famílias como Romana Antiga, Romana Moderna, Egípcia, Cursiva etc. Pertence especificamente à família Lapidária a fonte

      #104030
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      (1,0)

      O chroma key é um recurso muito utilizado na televisão, pois possibilita a inserção de imagens em um fundo, criando uma realidade virtual. Para que isso ocorra com sucesso, as cores mais indicadas do cenário de fundo são o azul ou o verde, porque

      #104029
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      (1,0)

      Está comprovado por inúmeros estudos que a utilização de cores em determinadas situações gera sensações específicas. A cor vermelha, por exemplo, está relacionada

      #104028
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      A teoria das mediações culturais define o Estado-nacional como o lugar onde se homogeneízam as diversas culturas de um determinado país pela criação de um único espaço-tempo. A massificação da comunicação tem no melodrama uma forma de levar a celebração popular para a política, construindo, assim, narrativas reais como se fossem telenovelas, com embates entre vilões e mocinhos nos quais o último capítulo traz o ápice, uma satisfação da vitória, misturando ficção e realidade nas interpretações do mundo real. Este fenômeno foi demonstrado como um traço da comunicação em toda a América Latina, e particularmente no Brasil, no livro Dos meios às mediações − Comunicação, Cultura e Hegemonia”, de autoria de

      #104027
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      (1,0)

      A interpretação da sociedade contemporânea como um espaço mundial, com trocas desiguais de toda ordem, inclusive de informações, permitiu pensadores como Herbert Schiller a criar o conceito de imperialismo cultural, descrito como o conjunto de processos pelos quais uma sociedade [nacional] é introduzida no sistema moderno mundial, e a maneira pela qual sua camada dirigente é levada, por fascínio, pressão, força ou corrupção, a moldar as instituições sociais para que correspondam aos valores e estruturas do centro dominante do sistema ou ainda para lhe servir de promotor dos mesmos (apud MATTLEARD, Armand e Michéle: História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999, p. 117)

      Esta forma de abordagem para interpretar o fluxo cultural entre nações se fundamenta no arcabouço teórico-metodológico da

      #104026
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      A estruturação racional de valores, objetivos, normas e diretrizes para implementar, coordenar e promover a atuação de um departamento de comunicação por prazo indeterminado e afinada com os objetivos de uma organização, seja ela pública ou privada, denomina-se

      #104025
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      A democratização da comunicação trata da expansão, pluralização e popularização do acesso aos meios de difusão informativa e cultural, bem como das bases controladoras dos veículos através do controle público, normalmente vinculado a instituições de Estado em cada nação. Este conceito é crítico e contraposto ao apresentado pelo governo dos Estados Unidos na Conferência de Genebra da ONU em 1948, resgatado na década de 1990 pelo então vice-presidente daquele país, Al Gore, segundo o qual o trânsito de produções informativas e culturais deve circular sem barreiras nacionais, sendo regulado pelos mercados e corporações mais eficientes do ponto de vista da gestão e da lucratividade. Este conceito contraposto à ideia de comunicação democratizada é chamado de

      #104024
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      (1,0)

      O Conselho Curador existe para zelar pelos princípios e pela autonomia da EBC − Empresa Brasil de Comunicação, impedindo que haja ingerência indevida do Governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública. Além disso, visa a representar os anseios da sociedade, em sua diversidade, na aprovação das diretrizes de conteúdo e do plano de trabalho da empresa. Sua existência, como instância de participação social prevista na Lei n° 11.652/2008, é um critério fundamental para que a EBC seja de fato pública.

      Para garantir que suas decisões sejam tomadas em nome do interesse público, a maior parte de seus membros representa a sociedade civil no colegiado e são escolhidos por meio de consulta pública. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: quinze representantes da sociedade civil; quatro do Governo Federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.

      (Adaptado de: http://www.ebc.com.br/instituc... composição de um conselho no formato como o da Empresa Brasil de Comunicação tem por finalidade garantir

      #104023
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      Considere:

      I. A internet é uma rede formada por cabos e dispositivos de radiofrequência que interligam servidores, clientes e redes de computadores de todo o mundo numa única malha.

      II. A world wide web é uma teia de documentos em formatos hipermídia (sites, portais etc.) que podem ser acessados por estarem hospedados em servidores conectados à internet.

      III. A internet, ou também world wide web, é uma rede mundial de computadores que liga dispositivos fixos ou móveis para tráfego de informações de diversos tipos.

      IV. Na internet é possível rodar tanto conteúdos específicos da world wide web quanto de outras plataformas, como protocolos para trocas de arquivos ou envio de mensagens simples de texto.

      Está correto o que se afirma APENAS em

      #104022
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      Considere o seguinte trecho

      Convergência: palavra que define mudanças tecnológicas, industriais, culturais e sociais no modo como as mídias circulam em nossa cultura. Algumas das ideias comuns expressas por este termo incluem o fluxo de conteúdos através de várias plataformas de mídia, a cooperação entre as múltiplas indústrias midiáticas, a busca de novas estruturas de financiamento das mídias que recaiam sobre os interstícios entre antigas e novas mídias, e o comportamento migratório da audiência, que vai a quase qualquer lugar em busca das experiências de entretenimento que deseja. Talvez, num conceito mais amplo, a convergência se refira a uma situação em que múltiplos sistemas de mídia coexistem e em que o conteúdo passa por eles fluidamente. Convergência é entendida aqui como um processo contínuo ou uma série contínua de interstícios entre diferentes sistemas de mídia, não uma relação fixa”.

      (Adaptado de: JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009)

      Pode-se afirmar que a convergência de mídias não se refere apenas à migração de diferentes linguagens (texto, áudio e vídeo) para a internet, mas também à forma como as mídias on e offline se relacionam entre si.

      PORQUE

      As práticas anteriores à expansão da internet para o usuário comum (indivíduo, cidadão, consumidor) não foram extintas, mas reposicionadas dentro de um ambiente comunicativo que envolve todos os canais e aparelhos possíveis

      Sobre essas duas afirmações, é correto afirmar que