(1,0)
O projeto de produto ou de serviço é uma importante atividade realizada na empresa, contribuindo para definir a sua posição competitiva.
Analise as afirmativas abaixo sobre o projeto de produtos e serviços.
1. O termo “pacote” corresponde à combinação de produtos e serviços que a empresa oferece aos seus clientes.2. O Quality Function Deployment (QFD) corresponde a uma técnica desenvolvida no Japão e usada amplamente pela Toyota para assegurar que o projeto final atenda às necessidades dos clientes.3. O método Taguchi consiste em uma técnica desenvolvida no Japão para o projeto de produtos com alto nível de customização e produzidos por mão de obra pouco qualificada, características comuns encontradas no Japão após a Segunda Guerra Mundial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As operações produtivas estão sempre inseridas em uma rede, sendo que a integração vertical consiste na extensão de propriedade que uma organização tem da rede da qual faz parte.
Analise as afirmativas abaixo sobre o efeito da integração vertical sobre a operação.
1. Maiores níveis de integração vertical tendem a apresentar benefícios de qualidade em razão da proximidade da operação produtiva de clientes e fornecedores e da maior facilidade em se rastrear potenciais problemas em operações internas da empresa.2. Operações integradas verticalmente tendem a apresentar uma maior sincronização, gerando benefícios de rapidez.3. Maiores níveis de integração vertical podem proporcionar redução de custos em razão da possibilidade de compartilhamento dos investimentos de pesquisa e desenvolvimento ou logística.
A decisão sobre o tipo de arranjo físico apresenta relação com o tipo de processo utilizado pela empresa.Analise as afirmativas abaixo sobre a relação entre tipo de processo e arranjo físico.1. Os processos de produção em massa, em razão de serem destinados a produzirem bens de alto volume e variedade relativamente baixa, direcionam para a seleção de arranjo físico por processo.2. Os processos de serviços profissionais, por apresentarem alta capacidade de adaptação para atender às necessidades individuais dos clientes, direcionam para a seleção de um arranjo físico posicional.3. Os processos por projeto, por serem indicados para a produção de produtos discretos, direcionam a adoção de um arranjo físico por produto.
O projeto detalhado do arranjo físico consiste no ato de operacionalizar os princípios gerais selecionados na escolha dos tipos básicos de arranjo físico.Analise as afirmativas abaixo sobre o projeto detalhado de arranjo físico.1. Um dos principais objetivos do arranjo físico consiste em minimizar a extensão do fluxo, que corresponde em reduzir as distâncias percorridas pelos recursos transformados.2. Nos arranjos físicos por produto, o nível e a direção do fluxo são em geral representados em diagramas de fluxo, também denominados de carta “de-para”, que representam o número de carregamentos realizados entre cada centro de trabalho.3. A complexidade combinatória dos arranjos físicos por processo levou ao desenvolvimento de heurísticas, como a CRAFT (Computerized Relative Allocation of Facilities Technique), que procura realizar trocas nos posicionamentos dos centros de trabalho como forma de encontrar arranjos físicos que minimizem os custos associados ao transporte.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
No projeto do trabalho muitas vezes se verifica a necessidade de se dividir o total de tarefas em partes menores atribuídas a uma pessoa. Esse processo também denominado de divisão do trabalho apresenta forte impacto sobre o resultado do projeto do trabalho.Analise as afirmativas abaixo sobre o impacto da divisão do trabalho nas operações.1. Menores níveis de divisão do trabalho têm por característica reduzir a monotonia e a possibilidade de ocorrência de lesões por esforço repetitivo, ao mesmo tempo que tornam a substituição do trabalho humano por sistemas automatizados mais difícil.2. Maiores níveis de divisão do trabalho tendem a reduzir a quantidade de trabalho não produtivo, além de proporcionar o mais rápido aprendizado do operador.3. Maiores níveis de divisão do trabalho tendem a oferecer maior flexibilidade e robustez ao processo produtivo.
O principal propósito do Planejamento e Controle da Produção é garantir que os processos da produção sejam realizados eficientemente e que produzam os produtos e serviços conforme requeridos pelos clientes.Analise as afirmativas abaixo sobre as atividades realizadas no planejamento e controle da produção.1. A opção de utilizar o carregamento finito se refere ao estabelecimento de um limite de capacidade no centro de trabalho, sendo que trabalhos que excedem o nível estabelecido não são aceitos e processados.2. A opção de priorizar o sequenciamento das atividades em um centro de trabalho pela data prometida tende a aumentar a confiabilidade de entrega, mas também pode não proporcionar uma produtividade ótima.3. A opção de priorização do sequenciamento de atividades por meio do FIFO (First In First Out) tende a ser utilizada em operações de alto contato com o cliente por oferecer maior transparência no tempo de espera, reduzindo o potencial de reclamações dos clientes.
No gerenciamento de estoques buscamos equalizar dois conjuntos de custos; os custos associados a realização do pedido e os associados à manutenção do estoque.Analise as afirmativas abaixo sobre os custos associados ao gerenciamento de estoques.1. Os custos de armazenagem correspondem aos custos associados à estrutura física necessária para manter os itens comprados, assim como o custo decorrente do risco de que estes itens fiquem obsoletos ou deteriorem-se.2. Os custos de falta de estoque correspondem aos custos decorrentes da falta de produtos e/ ou insumos comprados, podendo resultar em pedidos não atendidos ou paradas no processo produtivo.3. Os custos de colocação do pedido correspondem aos custos para a realização de tarefas de escritório para o preparo do pedido e sua documentação, agendamento da forma de pagamento e da entrega, além do custo de manter as informações para realizar essas atividades.
Como forma de auxiliar as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos foram desenvolvidos os sistemas de informação denominados MRP.Analise as afirmativas abaixo sobre os sistemas MRP.1. O Materials Requirements Planning, também denominado de MRP I, foi inicialmente desenvolvido nos anos 60 com o objetivo de determinar quanto de cada material é necessário em cada momento e etapa do processo produtivo. Esse cálculo é realizado com base na análise dos pedidos em carteira, assim como das previsões de pedidos que a empresa espera receber.2. O Enterprise Resource Planning, também denominado de ERP, consiste em um sistema intermediário entre o MRP I e MRP II, integrando diversas áreas da empresa, mas sem a capacidade de realizar ciclos de realimentação, também denominado MRP de ciclo fechado.3. O Manufacturing Resource Planning, também denominado de MRP II, consiste em uma extensão do MRP I para outras áreas da empresa, sendo definido como um plano global para o planejamento e monitoramento de todos os recursos de uma empresa.
Existem diversas técnicas e abordagens utilizadas para programar e controlar a produção.Analise as afirmativas abaixo sobre essas técnicas e abordagens indicadas para o gerenciamento da produção.1. A alta confiabilidade dos processos consiste em um importante pré-requisito para a implementação do conceito de Just in Time (JIT) no gerenciamento das operações.2. O Heijunka é a palavra japonesa utilizada para a possibilidade de substituição da tarefa manual exercida por um operador por sistemas autônomos ou robotizados.3. O kanban de movimentação ou transporte é utilizado para comunicar ao processo produtivo que o operador está se direcionando ao armazém para transferir os insumos necessários para a operação.
Projetos consistem em um conjunto de atividades programadas para se atingir um estado final definido, utilizando um conjunto específico de recursos.Analise as afirmativas abaixo sobre o gerenciamento de projetos.1. A Estrutura Analítica do Projeto, também denominada de Work Breakdown Structure (WBS), expressa o planejamento do projeto na forma de pacotes de trabalho.2. Uma alternativa para controlar o desenvolvimento do projeto consiste na aplicação do método do “valor ganho”, que busca avaliar o desempenho do projeto pela combinação de tempo e custo.3. O método CPM (Critical Path Method) busca estabelecer o tempo de realização do projeto por meio da estimativa probabilística de realização das atividades presentes no caminho crítico do projeto.
Existem diversas estruturas organizacionais para o desenvolvimento de projetos, sendo que cada uma apresenta uma ênfase específica. A Figura abaixo expressa algumas alternativas de estruturas funcionais para o desenvolvimento de projetos.
Analise as afirmativas abaixo sobre as estruturas organizacionais para o gerenciamento de projetos1. Ao se analisar as estruturas organizacionais A, B, C, e D se verifica uma ênfase decrescente na orientação ao projeto.2. A estrutura organizacional A, também denominada de “força tarefa”, quando aplicada a grandes projetos tende a ser mais efetiva que as demais para reduzir o tempo total de desenvolvimento.3. A estrutura organizacional C consiste em uma opção de estrutura matricial com forte orientação para o projeto.
Recuperar senha