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#228401
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(1,0)

Cada vez mais, os trabalhadores vivem situações estressantes, um resultado dos contínuos avanços tecnológicos, do aumento da competitividade, da pressão por consumo, da ameaça de perda de emprego e de outras transformações ocorridas no mundo do trabalho. É importante que esses problemas sejam considerados pela administração da empresa, para que ações possam ser implantadas em benefício da organização. Uma dessas ações está ligada à Ergonomia, que contribui decisivamente para que os trabalhadores tenham as condições requeridas para executar satisfatoriamente suas tarefas.

Fonte: Consulta a trabalhadores evidencia necessidade de mudanças em fábrica de biscoitos. Disponível em:<;. Acesso em 15 abr. 2013.


A NR 17 visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Segundo essa norma, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes (salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros) são recomendadas as seguintes condições de conforto:

#228400
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(1,0)

A NR 18 trata das condições do meio ambiente de trabalho na indústria da construção. De acordo com essa NR, são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com o seguinte número mínimo de trabalhadores:

#228399
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Aos 15 anos de idade, o hoje aposentado Ivo Santos, de 76 anos, teve pela primeira vez contato com o amianto. O ano era 1952 e o adolescente conseguiu seu primeiro emprego como modelador na primeira fábrica brasileira da Eternit do Brasil, a CimentoAmianto S.A., localizada em Osasco, São Paulo. Foram 33 anos de trabalho. Destes, pelo menos, 18 expostos ao amianto sem qualquer proteção, como recorda Santos. “A empresa começou a fornecer algum equipamento de segurança a partir da década de 1970, mas nós não tínhamos conhecimento sobre os malefícios do pó branco que tomava conta da fábrica”, lembra. As mais de três décadas de exposição fizeram com que o aposentado adquirisse doença pulmonar causada pela aeração desse pó. Além disso, ele até hoje acompanha com tristeza a morte de dezenas de colegas que foram vítimas desse agente. Favoráveis e contrários ao banimento dele concordam sobre os malefícios da exposição indiscriminada, mas divergem sobre o seu uso.
Fonte: Amianto em Debate. Disponível em:<;. Acesso em 15 abr. 2013.

O “pó branco que tomava conta da fábrica” ao qual o aposentado se refere no texto é _____________, e a legislação aplicável sobre ele encontra-se na NR 15 anexo _____, sendo seu limite de tolerância de _________.

Assinale a sequência que preenche as lacunas.

#228398
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Considerando a NR 12 e seus anexos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmativas a seguir.

( ) Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos, e os das áreas de circulação devem ser nivelados e resistentes às cargas a que estão sujeitos.

( ) As ferramentas utilizadas no processo produtivo devem ser organizadas e armazenadas ou dispostas em locais específicos para essa finalidade.

( ) As máquinas móveis que possuem rodízios não necessitam de travas, desde que estejam firmemente apoiadas em uma parede.

( ) Poderá haver transporte e movimentação aérea de materiais sobre as máquinas, áreas de circulação, postos de trabalho e outros locais em que possa haver trabalhadores, desde que eles estejam usando capacete.

( ) Os quadros de energia das máquinas devem possuir porta de acesso que deve ser mantida permanentemente aberta.

A sequência correta é

#228397
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A NR 9 - PPRA considera, para efeitos dessa NR, como riscos ambientais os agentes

#228396
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Considerando o anexo IV da NR 5, mapa de riscos, indique a alternativa correta.

#228395
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Com base na NR 6, os equipamentos de proteção individual para membros superiores são

#228394
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Em relação à capacitação e ao treinamento do trabalho em altura previsto na NR 35, analise as afirmações:

I - Os treinamentos inicial, periódico e eventual para o trabalho em altura não podem ser ministrados em conjunto com outros treinamentos da empresa.

II -A capacitação deve ser realizada preferencialmente fora do horário normal de trabalho.

III -O tempo despendido na capacitação deve ser computado como tempo de trabalho efetivo.

IV - O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança do trabalho.

Estão corretas

#228393
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(1,0)

Considerando as definições para os termos relacionados a EPI contra quedas em trabalho em altura, numere a 2ª coluna de acordo coma 1ª.

1ª Coluna

1. Trava-queda

2. Absorvedor

3. Ponto de ancoragem

4. Talabarte

2ª Coluna

( ) Destinado a reduzir o impacto transmitido ao corpo do trabalhador e sistema de segurança durante a contenção da queda.

( ) Destinado a suportar carga de pessoas para a conexão de dispositivos de seg urança, tais como cordas, cabos de aço e outros.

( ) Dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador.

( ) Dispositivo de segurança para proteção do usuário contra quedas em operações de movimentação vertical ou horizontal, quando conectado com cinturão de segurança para proteção contra quedas.

A sequência correta é

#228392
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(1,0)

Avenda de equipamentos de proteção contra quedas cresceu 20%entre 2009 e 2011, devido ao incremento das obras no país e ao aumento da conscientização para seu uso. Há 20 anos, praticamente inexistiam outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) contra quedas além do cinturão abdominal com seu respectivo talabarte, Cinto paraquedista, absorvedores de impacto, trava-quedas retrátil eram pouco utilizados ou ainda nem existiam. O momento é visto pelos profissionais como especial no que se refere à evolução dos EPIs destinados para as atividades emaltura.

A NR 35 (Norma Regulamentadora) estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantira segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos. Para a referida NR, considera-se trabalho em altura toda a atividade executada acima de

#228391
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Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.

#228390
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Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:

#228389
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“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1


I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.

Coluna 2


( ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
( ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
( ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
( ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
( ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
( ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
( ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
( ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

#228388
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Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.

I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.

Assinale a alternativa CORRETA.

#228387
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Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como: