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#120111
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(1,0)

Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:

Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”

Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.
I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.
II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.
III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.
IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.

#120110
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No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:

“Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)
“Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)
Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.

#120109
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Erico Veríssimo e Ana Maria Machado são considerados representantes da ficção literária surgida após o modernismo brasileiro. Cada um deles, no entanto, apresenta características próprias.
Assinale a afirmativa correta a respeito das diferenças entre eles, considerando os dois textos lidos.

#120108
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A sucessão de orações coordenadas com verbo no presente, sem ligação por meio de conectivos, tem função expressiva na seguinte passagem do Texto I :

“O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor...” (linhas 20-23)

Assinale a alternativa que analisa corretamente a função dessa sequência de orações no texto.

#120107
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O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de

#120106
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“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)

Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:

#120105
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(1,0)

Considere os fragmentos I e II.

I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)

II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)

Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

#120104
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O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura

    #120103
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    (1,0)

    Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é

    #120102
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    (1,0)

    Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .
    A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se

    #120101
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    (1,0)

    A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:

    #120100
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    (1,0)

    Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:

    #120099
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    En la primeira frase del texto, el pronombre nosotros se refiere:

    #120098
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    La idea principal del texto es:

    #120097
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    (1,0)

    La correspondencia entre forma verbal e infinitivo del verbo está equivocada en: