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Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.
No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:“Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)“Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.
Erico Veríssimo e Ana Maria Machado são considerados representantes da ficção literária surgida após o modernismo brasileiro. Cada um deles, no entanto, apresenta características próprias.Assinale a afirmativa correta a respeito das diferenças entre eles, considerando os dois textos lidos.
A sucessão de orações coordenadas com verbo no presente, sem ligação por meio de conectivos, tem função expressiva na seguinte passagem do Texto I :“O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor...” (linhas 20-23)Assinale a alternativa que analisa corretamente a função dessa sequência de orações no texto.
O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de
“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)
Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:
Considere os fragmentos I e II.
I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)
II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)
Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:
O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura
Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é
Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se
A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:
Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:
En la primeira frase del texto, el pronombre nosotros se refiere:
La idea principal del texto es:
La correspondencia entre forma verbal e infinitivo del verbo está equivocada en:
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