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A estrutura organizacional da EBSERH e a respectiva distribuição de competências serão estabelecidas
Com relação ao tempo de duração dos contratos temporários de emprego celebrados pela EBSERH, para fins de sua implantação, assinale a alternativa correta.
Uma revista perdeu 1/5 dos seus 200.000 leitores. Quantos leitores essa revista perdeu?
Observe a sequência:1; 2; 4; 8;...Qual é a soma do sexto termo com o oitavo termo?
Três amigas chegam a uma festa com seus carros. O carro de uma delas é azul, o de outra é verde e o de outra é branco. Elas moram em casas que possuem essas mesmas três cores como pintura da faixada, mas somente Clara possui carro e casa das mesmas cores. Nem o carro e nem a casa de Sara são brancos. Dani possui a casa azul. Desse modo
Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:
Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?
Assinale a alternativa CORRETA.Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:
Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:
O contato do estudante com obras e artistas de sua região – seja diretamente com o artista ou com pessoas que lhe são próximas, seja em visitas ao lugar onde ele vive ou viveu, a seu ateliê ou a espaços culturais que abrigam seu acervo – favorece a visualidade de obras originais.Relacione as descrições apresentadas na coluna 2 com os respectivos artistas catarinenses enumerados na coluna 1.Coluna 1I. Victor MeirellesII. Julia AmaralIII. Martinho de HaroIV. Meyer FilhoV. Franklin CascaesVI. Eli HeilVII. Fernando LindoteVIII. Hassis Coluna 2( ) A folha da bananeira é um dos elementos de suas composições.( ) Pesquisa o próprio corpo como um problema recorrente a ser investigado.( ) Apresenta retratos, cenas históricas, paisagens e panoramas.( ) Possui sede de criação, um mundo abriga seu acervo.( ) Poeta da cor, criou e recriou a cidade com alguma liberdade e muita poesia.( ) Como modernista, persegue uma singularidade, e suas imagens se cruzam na via de um erotismo que desconhece proibições.( ) Mito vivo da ilha, seus desenhos e esculturas integram o acervo do Museu Oswaldo Rodrigues Cabral.( ) Insere arte no dia a dia das pessoas e da cidade; paredes, pedras e árvores gritam em sua obra.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA.De acordo com Veiga, currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar e implica necessariamente a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente (2002, p.26). Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu real sentido, à medida que se articula com o projeto pedagógico, com a função que a escola assume na sociedade e, consequentemente, com o projeto de ensino, ou seja, com o perfil do aluno que se pretende formar. Nesse sentido, o que se entende por avaliação do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva democrática e libertadora, é:I. instrumento seletivo, para medir, com vistas a reprovar ou permitir a continuidade dos estudos.II. reflexão permanente sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.III. processo contínuo no qual o professor pode acompanhar a construção do conhecimento, verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno e julgando-o em determinado momento.IV. processo sistemático e intencional de acompanhamento da relação entre o planejamento, o ensino e a aprendizagem, para compreender as necessidades dos alunos com a preocupação de dar ao professor informações para criar e recriar situações didáticas provocadoras de aprendizagens.V. prática concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se na autoridade e respeito do professor.Assinale a alternativa CORRETA.
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses alunos nas classes comuns.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.Assinale a alternativa CORRETA.
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